Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de abril de 2021 - 11:06h
Amapá recebe mais uma remessa de medicamentos do kit intubação
São mais 34,92 mil unidades, que adicionadas à remessa que chegou na semana passada, garantem autonomia para um período de 10 a 15 dias.
Por:
Foto: Arquivo/Secom
Os medicamentos devem durar de 10 a 15 dias, dependendo da demanda

O Governo do Amapá recebeu, no fim de semana, uma remessa de 34,92 mil unidades de medicamentos de Intubação Orotraqueal (IOT), também conhecido como kit intubação, que é composto por sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 16.920 unidades de midazolam e cetamina, foram enviados pelo Ministério da Saúde, e 18.000 unidades de diazepem e midazolam, foram adquiridas pelo Governo do Estado ainda em 2020.

"A aquisição dos medicamentos foi solicitada em 2020, mas por conta da crise no abastecimento dos medicamentos do Kit Intubação, a liberação ocorreu somente agora", completou o secretário de Saúde, Juan Mendes.

A estimativa, segundo Juan Mendes, é que esse quantitativo que chegou ao Amapá, adicionado à remessa que chegou na semana passada, dure, em média, de 10 a 15 dias.

“Esperamos que o Ministério da Saúde cumpra com o cronograma semanal de envio desses medicamentos”, enfatizou Mendes.

Segundo o secretário, a entrega dos sedativos seria realizada somente no dia 18 de maio, mas foi adiantada após tratativas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os Estados vêm enfrentando a escassez desses de medicamentos no mercado porque o Ministério da Saúde fez o procedimento de requisições administrativas de estoques adicionais de empresas com os medicamentos necessários para a intubação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá