terça, 26 de fevereiro de 2019 - 16:59h - 1504
Amapá apresenta Tesouro Verde à Associação Brasileira de Desenvolvimento
ABDE está percorrendo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste para consolidar agências de fomento; governo quer fortalecer conceito de sustentabilidade verde no país.
Por: Cinthya Peixe
Foto: Joab Castro/Afap
Secretário Executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, apresentou aos técnicos da Afap estratégias de desenvolvimento

O Governo do Amapá aproveitou a vinda de representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) a Macapá para apresentar a eles o Programa Tesouro Verde, política pública amparada nos serviços ambientais para a promoção do desenvolvimento sustentável. A apresentação ocorreu nesta terça-feira, 26, na Agência de Fomento do Amapá (Afap), momento em que também foi apresentado um panorama para reforçar o papel do Sistema Nacional de Fomento no desenvolvimento do Brasil.

A ABDE reúne as agências de fomento do país, dentre elas a Afap, além de bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, Finep e Sebrae. A Associação tem o papel de definir e promover estratégias inovadoras para o desenvolvimento sustentável, econômico e social.

O secretário Executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, informou que a missão em 2019 é consolidar as agências de fomento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, para isso, visitas a essas instituições serão feitas ao longo do ano.

“Não vai haver desenvolvimento no Brasil se essas regiões não se desenvolverem. Para isso, é necessário que haja uma consciência nacional. Nós precisamos aproveitar todas as potencialidades e, o Amapá tem muito a contribuir, principalmente, por meio da sustentabilidade verde e o entendimento da ABDE é trabalhar a criatividade, o desenvolvimento e a inovação”, destacou Marco Antonio.

Com base nesse entendimento da ABDE, o secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, participou da visita que os representantes da Associação fizeram à Afap para apresentar o Tesouro Verde. “É muito importante receber a ABDE no Amapá e poder apresentar um instrumento que atende à demanda internacional de ter um programa de políticas públicas e uma plataforma que possa integrar serviços ambientais de fomento sustentável”, justificou o secretário.

O governador Waldez Góes, inclusive, já está tratando do assunto durante as suas agendas fora do Estado. Na semana passada, por exemplo, ele obteve da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o compromisso de articular com os ministérios da Economia e do Meio Ambiente a ampliação do Tesouro Verde, inicialmente, para os demais estados da Região Norte.

Fomento

Ainda durante a visita à Afap, os representantes da ABDE apresentaram um panorama para reforçar o papel do Sistema Nacional de Fomento. O presidente da Agência de Fomento do Amapá, Francisco de Assis Costa, enfatizou que a vinda da Associação é importante para o fortalecimento da Afap como integrante das instituições brasileiras de desenvolvimento.

“É sempre uma satisfação receber a ABDE, principalmente, porque ela é uma associação que concentra todas as ações e políticas do Sistema Nacional de Fomento, nos dando suporte na melhoria de processos e na busca de resultados para o desenvolvimento da Afap”, considerou Francisco de Assis.

Estiveram presentes na reunião a Gerente Técnico Operacional da ABDE, Cristiane Viturino, e ainda, gerentes e assessores da Afap.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá