sexta, 25 de novembro de 2022 - 19:45h
Semana Laranja: Governo reúne órgãos da Rede de Atendimento à Mulher em todo o Amapá
As primeiras atividades fazem parte dos 16 Dias de Ativismo - Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Por: Alice Valena
Foto: Ascom Sepm
A campanha Semana Laranja conscientiza a população em defesa dos direitos das mulheres e meninas.

O Governo do Amapá iniciou a “Semana Laranja” nos 16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que nesta edição, trouxe o tema: “Um Legado de Conquistas para um Futuro sem Violência”. A Semana Laranja reuniu atividades de alguns órgãos pertencentes à Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no Amapá, com palestras, rodas de conversa e encontros sobre a conscientização do combate à violência de gênero no Amapá.

A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm) e objetiva conscientizar a população em defesa dos direitos das mulheres e meninas, além de divulgar sobre o papel da RAM em todo o estado. Nesse contexto, diversas instituições organizaram suas atividades em parceria com a Secretaria da Mulher, que proporcionou material informativo e profissionais na área da psicologia e serviço social.

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Câmara Municipal de Macapá, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CedimAP), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas Cidadania), Centro de Atenção Especial Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD), Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Macapá, além dos Organismo de Políticas Públicas (OPMs), de Macapá, Santana, Vitória do Jari e Tartarugalzinho.

Para a vereadora de Macapá, Adrianna Ramos, que também é a procuradora titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Macapá, as parcerias são importantes para o atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência.

"Sempre estamos em parceria com as ações estaduais que envolvem proteção às mulheres. Estamos estudando uma ação com mulheres ribeirinhas, juntamente com a Secretaria da Mulher", ressaltou a vereadora, juntamente da secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana.

A campanha dos 16 Dias de Ativismo ainda continua até dia 10 de dezembro, e na semana que vem ocorrerá blitz educativas, palestras, inauguração do Novo Camuf e revitalização da sede da instituição, além de diversas atividades em todos os municípios.