Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 25 de setembro de 2020 - 20:20h
Em parceria, SVS e prefeitura de Santana vacinam mais de 5 mil pessoas contra sarampo
Ação aconteceu entre os dias 21 e 25 de setembro, em formato drive-trhu, em vários pontos da cidade.
Por:
Foto: Nelson Carlos
Equipe de agentes de técnicos e agentes da SVS realizando preenchimento da carteira de vacinação em Santana.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou nesta semana uma grande ação de vacinação contra o sarampo no município de Santana. A ação ocorreu em diferentes pontos da cidade e contou com a parceria de funcionários da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município.  

A ação se deu por conta do surto de sarampo que o Amapá está vivendo, em que já foram registrados 84 casos da doença em todo o estado, 64 deles em Santana. Considerando os altos índices, aliado ao fato de que a taxa de cobertura vacinal do estado não foi atingida, a SVS resolveu iniciar ações de vacinação nos municípios do estado, começando por Santana.  

A vacinação ocorreu no formato de drive-thru e contou com equipes que visitaram casas de moradores para vaciná-los. Durante os 5 dias da ação, foram contabilizadas 5.413 pessoas vacinadas. A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão, considera o número positivo, mas afirma que a meta vacinal ainda foi atingida.  

“Nós fizemos essa vacinação em massa com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal do município. A taxa vacinal entre crianças menores de 10 anos é de 30%, sendo que a meta de 95%, ou seja, muito abaixo do esperado. A vacinação em Santana abrangeu desde crianças a partir de 1 ano até adultos de 49 anos, mas estaremos reavaliando a estratégia, para saber se há necessidade de um novo mutirão de vacinação na cidade”, afirma Andrea. 

A SVS, em parceira com a prefeitura de Santana, realiza ainda a capacitação dos técnicos de vigilância em saúde do munícipio, orientando nos procedimentos a serem adotados para o monitoramento e notificação dos casos, além de prepara-los para a imunização dos habitantes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá