domingo, 25 de julho de 2021 - 17:58h - 9443
Em Festa de São Tiago, Governo firma parceria para levar água tratada a comunidades de Mazagão
Caesa é responsável pelos projetos que vão universalizar o serviço básico nos distritos de Mazagão Velho, Carvão e Conceição do Maracá.
Por: Camila Ramos
Foto: Camila Ramos
Termo de Cooperação técnica garante que, além dos projetos dos sistemas já entregue apela Caesa, a Companhia continue prestando o apoio técnico necessário pra que a Funasa e Prefeitura de Mazagão concluam estas entregas para o município de Mazagão.

Um passo importante para levar água tratada a três comunidades tradicionais de Mazagão foi dado neste domingo, 25, com a assinatura de um termo de cooperação técnica durante a 244ª Festa de São Tiago, no distrito de Mazagão Velho. Em 2021, a tradicional celebração acontece de forma restrita devido à pandemia de covid-19.

O Governo do Amapá firmou a parceria com a Prefeitura de Mazagão e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para universalizar o acesso ao serviço básico nas comunidades de Carvão, Mazagão Velho e Conceição do Maracá.

O projeto, desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), prevê a construção de um poço de 250 metros, além de um reservatório apoiado de 200 metros cúbicos na Vila de Mazagão Velho.

Na localidade do Carvão, um poço deverá ser recuperado, e outros dois poços, com 60 metros de profundidade cada, deverão ser construídos. Na comunidade de Conceição do Maracá, será construído um poço de 50 metros. Ambos os locais receberão também torres em concreto e caixas d’água de fibra de vidro. As obras serão executadas pela Prefeitura de Mazagão com recursos liberados pela Funasa na ordem de aproximadamente R$4,5 milhões.

Parceria

Captar os recursos necessários para construir os sistemas exige projetos elaborados com qualidade técnica, assim, município e Estado, uniram-se em parceria, para que, com a expertise técnica, a Caesa fosse a responsável para conceber estes projetos dentro de padrões de excelência.

“O governador Waldez colocou à nossa disposição a estrutura da Caesa que, desde que acionada, nos deu o apoio técnico necessário para apresentar projetos completos e assim recuperar os prazos requeridos pela Funasa. O termo que assinamos agora é para que esta parceria continue”, explicou o prefeito Dudão Costa.


O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, reconheceu a confiança e o esforço da prefeitura em trabalhar para que esses recursos não fossem perdidos.

“São processos difíceis, mas nosso trabalho foi efetivo para que pudéssemos recuperar os recursos da Funasa e aplicá-los nas três comunidades. Felizmente hoje o projeto está pronto e o termo de referência também. Daqui para frente, prestaremos apoio técnico no acompanhamento desses empreendimentos”, disse Amanajás.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá