Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de maio de 2020 - 13:40h
Governo envia ações de combate ao coronavírus na aldeia Kumarumã
Serão realizados testes rápidos, entrega de medicamentos e desinfecção da aldeia localizada na terra indígena Uaçá, em Oiapoque.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Ações de combate ao coronavírus na aldeia do Kumarumã foram alinhadas em reunião nesta segunda-feira, 25.

O Governo do Amapá vai enviar uma força-tarefa para reforçar o combate ao coronavírus na aldeia Kumarumã, localizada na terra indígena Uaçá, em Oiapoque, a cerca de 590 quilômetros da capital.

As ações foram alinhadas em uma reunião realizada nesta segunda-feira, 25, no Palácio do Sentrião, sede do governo em Macapá, com a participação de órgãos responsáveis pela garantia de direitos dos Povos Indígenas.

Atualmente, Kumarumã possui 385 famílias, sendo que algumas pessoas apresentaram nos últimos dias, alguns sintomas característicos da Covid-19. A ação mobilizada pelo Governo do Amapá tem o objetivo de evitar a proliferação do vírus.

“Isso ligou o nosso alerta, pois há relatos de pessoas que se deslocaram até a cidade para resolver algum problema pessoal, e retornaram para a aldeia e apresentaram os sintomas”, disse a secretária dos Povos Indígenas, Eclemilda Macial.

Ainda nesta segunda-feira, o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) levará técnicos da Superintendência em Vigilância de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para a realização de testes rápidos e entrega de medicamentos.

Já na terça-feira, 26, dois aviões modelo Cessna - um do GTA e outro  do Dsei - com técnicos da SVS, Dsei e militares do Corpo de Bombeiros (CBM-AP) seguirão para reforçar o trabalho das equipes. Eles levarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), álcool 70 e remédios para evitar a proliferação da doença entre os indígenas. O bombeiros farão a desinfecção das aldeias.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá