Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de maio de 2020 - 21:46h
Governo do Amapá realiza testagem para covid-19 na aldeia Kumarumã
Não foram detectados casos positivos da doença. O trabalho segue em outras aldeias de Oiapoque.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo Secom
Profissional da SVS realiza exame de covid-19 em criança indígena de Oiapoque

Já estão no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, os profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Distrito Sanitário Especial Indigena (Dsei). Em um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), a equipe chegou à aldeia Kumarumã nesta segunda-feira, 25, para realizar testagem de covid-19 em indígenas que apresentam sintomas e reforçar orientações sobre prevenção à doença.

Mobilizado pelo Governo do Amapá, o trabalho neste primeiro dia se concentrou na aldeia Kumarumã, onde residem mais de 380 famílias. No local, foram realizados 60 testes rápidos, todos com resultado negativo para covid-19.

VEJA TAMBÉM: Governo envia ações de combate ao coronavírus na aldeia Kumarumã

As atividades prosseguem nesta terça-feira, 26, com mais testes em outras áreas indígenas da região como Flaman e Paramuacá. Os profissionais também devem se deslocar até a região da aldeia Kumenê.

Ainda na terça, dois aviões modelo Cessna - um do GTA e outro  do Dsei - com técnicos da SVS, Dsei e militares do Corpo de Bombeiros (CBM-AP) seguirão para reforçar o trabalho das equipes. Eles levarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), álcool 70 e remédios para evitar a proliferação da doença entre os indígenas. O bombeiros farão a desinfecção das aldeias.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Arquivo Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá