Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 25 de maio de 2018 - 17:24h
Condutores habilitados já podem ter acesso à CNH Digital no Amapá
Documento foi apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá. Ele poderá ser acessado por meio de aplicativo de celular.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Para utilizar a CNH eletrônica, é preciso ter o documento original com um QR Code, que começou a ser emitido em maio do ano passado

Condutores habilitados do Amapá já podem utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, versão eletrônica do documento de papel. A apresentação do documento aconteceu nesta sexta-feira, 25, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP). A carteira de motorista eletrônica já está disponível no Estado e começou a valer, em todo o país, em fevereiro deste ano. Ela poderá ser acessada por meio de aplicativo de celular.

Para utilizar a CNH digital, é preciso ter o documento original com um QR Code, que começou a ser emitido em maio do ano passado. Quem ainda não possui o código, deve solicitar uma segunda via, emitida mediante pagamento.

“Mas caso isso demore um pouco, não há com o que se preocupar, pois a versão de papel continua válida. Para gerar a CNH digital é preciso fazer o escaneamento do QR Code no app oficial, disponível para Android e iOS”, explicou o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel.

Com a emissão da nova carteira, os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. “Com isso, quem esquece a CNH impressa poderá apresentar o documento digital no aparelho celular”, destacou o diretor.

Passo a Passo

Para ter acesso à CNH digital, o condutor deve realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir a um posto do Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário do cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.

Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida, o motorista deverá fazer o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital. Em seguida, o motorista pode baixar o aplicativo da CNH digital, disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android ou na iTunes para sistema iOS.

Após isso, basta fazer o login com a senha do portal e digitar o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a carteira digital. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH digital estará disponível offline.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá