quarta, 27 de fevereiro de 2019 - 09:42h - 783
Amapá tem queda de 75% dos casos de latrocínio e lesão corporal seguida de morte
Dados são da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública; governo trabalha para endurecer ainda mais o combate à criminalidade.
Por: Izael Marinho
Foto: Divulgação/Sejusp
Titular da Sejusp, Carlos Souza, reforçou ao ministro Sérgio Moro, o pedido de apoio para fortalecer ações de segurança pública

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou que no início deste ano, houve redução de 75% dos casos de latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação ao mesmo período do ano passado. De 2017 para 2018, houve ainda a redução de 13,64% no número de latrocínios, 42,86% nos crimes de feminicídio e 6% nas mortes por intervenção policial. Além disso, dos 16 municípios, houve queda de 9% no número de mortes violentas.

O Governo do Amapá está trabalhando para endurecer ainda mais o combate à criminalidade com apoio do governo federal. Recentemente, o secretário de Estado da Justiça e Segurança, Carlos Souza, esteve com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, momento em que foi apresentado aos secretários de todas as unidades da federação, a proposta da Lei Anticrime, entre outros assuntos. “Essa Lei é um excelente instrumento para a diminuição desses índices”, apoiou Carlos Souza.

O titular da Sejusp e os demais secretários aproveitaram o momento para reforçar o pedido de apoio do governo federal para as ações de segurança pública nos estados, uma vez que, o país inteiro tem registrado o aumento no número de mortes violentas. “No caso do Amapá, essas mortes estão associadas ao tráfico de drogas e disputa por espaço, pelas organizações criminosas”, esclareceu o secretário.

Para fortalecer o combate, o governo já incorporou mais de 500 novos servidores admitidos em concursos públicos da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Técnico-Científica (Politec), além de investimentos em infraestrutura, inteligência e aquisição de equipamentos e viaturas.

Somente em 2018, a política de segurança pública amapaense resultou nas apreensões de 200 armas de fogo, 300 quilos de entorpecentes, aumento em 60% na elucidação nos casos de homicídios e, 33 operações policiais, com a prisão de 1.128 pessoas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá