quinta, 24 de outubro de 2019 - 11:04h
R$ 1,2 mi serão investidos na promoção de festivais de capoeira, hip-hop e cultura afro
Participação requer inscrição em editais de credenciamentos a partir desta quinta-feira.
Foto: Divulgação Secom
Cultura da capoeira será um dos segmentos beneficiados com recursos públicos

Inicia nesta quinta-feira, 24, e segue até o dia 2 de novembro, o credenciamento de grupos culturais de capoeira, artes afro-brasileira e de hip-hop interessados em participar de festivais a serem realizados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no mês de novembro, em Macapá.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Amadeu Cavalcante, serão três grandes eventos que movimentarão os segmentos culturais e proporcionarão aos grupos a difusão de seus trabalhos.

“Além deles mostrarem para a sociedade seus trabalhos, terão palestras e oficinas com temas ligados a cada segmento, ministrado por palestrantes vindo de fora do estado”, informou o coordenador.

Para se inscrever os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.secult.ap.gov.br ou procurar a Secult, localizada na Avenida Pedro Lazarino, 22, no bairro Santa Inês, no horário das 8:30 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Sobre os editais

Os três editais lançados são destinados ao credenciamento de grupos de capoeira, grupos locais que difundem a cultura afro-brasileira propostos por terreiros de umbanda, terreiros de mina nagô, terreiros de candomblé e grupos de hip-hop. As ações serão em parceria com a Fundação Cultural Palmares e contam com recursos federais já disponíveis, com contra partida do Governo do Estado.

Patrimônio Imaterial do Povo Amapaense, o Festival de Capoeira é voltado ao credenciamento de 12 mestres de capoeira e 50 grupos de capoeira, de renome local, consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, para atuarem na programação. (veja edital)

Eles concorrem no projeto que tem investimento de R$ 600 mil, com R$ 100 mil de contrapartida do Estado. Podem se inscrever somente grupos e mestres de capoeira localizados no Amapá, representados por pessoa física maior de 18 anos.

Já o Festival Identidade Cultural Africana nos Terreiros do Amapá vai selecionar 18 grupos que atuam diretamente nesse segmento cultural. O valor do projeto é R$ 360 mil, sendo R$ 60 mil de contrapartida do Governo do Estado. (veja edital)

O terceiro edital, cujo valor do projeto é R$ 240 mil, com R$ 40 mil de contrapartida do Estado, visa selecionar 10 grupos de break dance (segmento hip-hop) para atuarem no Encontro de Grupos de Hip-Hop do Amapá - Linguagens e Ícones. (veja edital)

A Secult promoverá entre os dias 25 e 28 deste mês, nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Ferreira Gomes e Porto Grande, atividades formativas para dirimir dúvidas sobre os editais e informar sobre as inscrições.

Créditos:

Divulgação/Secom