sexta, 24 de maio de 2019 - 13:03h
Governo prepara kits de ajuda humanitária às vítimas de inundação em quatro municípios
Secretaria de Inclusão e Mobilização Social e a Defesa Civil Estadual estão responsáveis pela logística da distribuição da ajuda humanitária.
Por: .Colaboradores: Henrique Borges
Foto: Philippe Gomes/Secom
São 600 cestas básicas que o governo está disponibilizando às famílias atingidas em Macapá, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Vitória do Jari

O Governo do Estado do Amapá (GEA) encaminhará nesta sexta-feira, 24, a ajuda humanitária que será distribuída para as famílias atingidas pela elevação do nível do rio nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. A previsão de chegada da balsa com os donativos é para domingo, 26. Das 600 cestas básicas, contendo 28 itens para alimentação disponibilizadas pelo Estado, 300 seguem para a região do Vale do Jari; 200 para as comunidades do Ariri, Torrão do Matapi, Tessalônica, Caranã e Igarapé das Armas, em Macapá e 100 vão ser distribuídas às famílias do município de Ferreira Gomes.

Em Macapá, a necessidade das famílias também é de água. Por isso, serão enviadas 1.000 garrafas de água mineral de 1,5 litro. "No Vale do Jari, um caminhão-pipa do Exército Brasileiro seguirá para a região para distribuir água potável", informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e Coordenador Estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Wagner Coelho.

De acordo com a secretária de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Albanize Colares, a equipe já está preparada para a mobilização nas localidades. “Já estamos alinhados com a Defesa Civil para a logística de distribuição dos kits e iremos atuar em conjunto com as prefeituras que já iniciaram o levantamento das famílias que estão em situação de risco, para que possamos organizar a distribuição dos alimentos e da água mineral”, reforçou ela.

Esta semana, a Prefeitura de Vitória do Jari decretou situação de emergência por causa da elevação do nível do Rio Jari e uma equipe da Defesa Civil Estadual seguiu de Macapá para o município. Com o decreto, o Governo do Amapá vai poder solicitar ajuda humanitária do governo federal, conforme a necessidade. O secretário executivo da Cedec, que já chegou lá, informou que seis bairros foram atingidos, afetando 144 famílias que, juntas, somam 419 pessoas.

Já na zona rural de Vitória, nas comunidades que vivem próximas aos rios Muriacá e Cajari, 181 famílias foram atingidas pela inundação. Nas comunidades banhadas pelo Rio Jari, foram contabilizadas 89 famílias afetadas. O total de famílias desalojadas pela inundação em Vitória do Jari somam 419, totalizando 1.676 pessoas atingidas até o momento.

No município de Laranjal do Jari, o nível do Rio Jari subiu 57 cm acima do normal (considerando a variação de 1,80m), e atingiu oito bairros deixando 10 famílias (37 pessoas) desabrigadas e 4 desalojadas (13 pessoas). As desabrigadas foram levadas para a quadra da Escola Estadual Mineko Hayashida. E as desalojadas, estão em casas de parentes.

Em Ferreira Gomes, o nível do Rio Araguari está variando entre 50 e 60 cm acima do normal (considerando a variação de 2,70m), colocando a Defesa Civil em alerta. A subida no nível já provocou alagamentos em vias do bairro do Matadouro.

Créditos:

Philippe Gomes/Secom