Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de maio de 2019 - 22:10h
Caminhada encerra programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial
Evento reuniu profissionais de saúde, pacientes, familiares e estudantes, e chamou atenção sobre a importância da inclusão social de pessoas com doenças mentais
Por:
Foto: André Rodrigues
Caminhada percorreu ruas e avenidas próximas ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza, no bairro Laguinho, em Macapá

Para encerrar a programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na tarde desta sexta-feira, 24, uma caminhada para chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão social de pessoas com doenças mentais.

A caminhada começou em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza, no bairro Laguinho, em Macapá, e percorreu ruas próximas, com a presença de servidores da rede de atendimento de saúde mental, pacientes, familiares e acadêmicos de psicologia.

Segundo a coordenadora do evento, Jessyka Oliveira, o objetivo foi, além de mostrar para a sociedade que os serviços de saúde mental estão à disposição de todos, envolver os pacientes na programação.

“Foi uma ideia de todos da rede de atendimento fazer uma atividade diferente, extramuro, achamos que a caminhada seria mais divertida. Os pacientes ajudam na construção, na dinâmica das atividades, isso também é terapêutico pra eles”, explicou Jessyka.

Rede de atendimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está adequada às novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) quando o assunto é atendimento psiquiátrico. Em caso de surto, o paciente deve ser encaminhado para avaliação com o médico psiquiatra plantonista no Hospital de Emergência (HE) para ser estabilizado e, caso seja avaliado pela equipe médica a continuidade na internação, ele seguirá para o setor de psiquiatria do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

No Hcal, além do atendimento psiquiátrico, o paciente ainda conta com ambientes para terapias, como a sala de praxiterapia, onde serão realizadas atividades lúdicas, terapêuticas e físicas, biblioteca e sala de vídeo para o lazer dos pacientes.

A rede estadual de atendimento possui, ainda, os Centros de Atenção Psicossocial Casa da Gentileza (Caps) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Juntos, os dois Centros atendem mais de 3 mil pacientes com serviços de acolhimento, terapia ocupacional, oficinas, atendimento com psiquiatra, clínico geral, psicólogo e assistente social.

Movimento da Luta Antimanicomial

Iniciado na década de 70, o Movimento da Luta Antimanicomial defende os direitos das pessoas com sofrimento mental e a importância da sua inclusão social assim como o combate ao preconceito e ao isolamento de pessoas com doenças mentais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá