quinta, 24 de janeiro de 2019 - 20:43h - 2192
Waldez Góes dá posse a duas novas gestoras no primeiro escalão
Governador frisou que mudanças de comando visam cumprir compromissos estabelecidos no projeto de governo para o mandato 2019-2022.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Albanize Colares e Eclemilda Macial voltam a compor a equipe de governo

O governador do Amapá, Waldez Góes, empossou nesta quinta-feira, 24, duas novas gestoras para conduzir os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi). A solenidade de ocorreu no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.

A advogada Albanize Colares é a nova secretária da Sims, substituindo a professora e assistente social Nazaré Farias, que administrou a pasta durante três anos e seis meses. Já a professora Eclemilda Macial volta à Sepi, secretaria da qual foi titular entre o início de 2015 e abril de 2018. Ela assume no lugar do professor Fabiano Silva.

Em sua carreira, Colares já assumiu a direção do Instituto de Defesa do Consumidor do Estado do Amapá (Procon/AP) e da Fundação Criança e do Adolescente (Fcria). Uma das prioridades de sua gestão será o programa Luz Para Viver Melhor, que garantirá o pagamento da conta de energia de famílias que se enquadrem em critérios como ter consumo máximo de até 220 kWh/hora. “Acredito que minhas experiências administravas serão fundamentais para conduzir a Sims. Pretendo continuar o trabalho que já vem sendo realizado para garantir e ampliar as políticas de assistência social no Amapá”, comentou a secretária.

Eclemilda Macial é indígena da aldeia Kumarumã, em Oiapoque. Durante a solenidade de posse, reconheceu avanços conquistados para os povos indígenas do Amapá, como a criação da categoria de professor indígena, reconhecimento de escolas, criação do Sistema Modular de Ensino Indígena (Somei), garantia de representação no Conselho Estadual de Educação e concurso público específico. “No Amapá, temos nove etnias indígenas espalhadas em três regiões do Estado, algumas de difícil acesso. Nossa missão é levar ainda mais serviços a esses povos que são os primeiros habitantes desse território e merecem serviços de qualidade”, frisou Eclemilda.

Waldez Góes ressaltou que a reorganização do secretariado seguiu critérios predominantemente técnicos e é estratégica, uma vez que visa cumprir os compromissos estabelecidos no projeto de governo para o mandato 2019-2022. O governador mencionou que atualmente o Estado vem racionalizando os recursos disponíveis, sem prejuízo no funcionamento de serviços essenciais à população.  “Uma de nossas metas é ampliar os serviços oferecidos aos nossos indígenas e às famílias em situação de vulnerabilidade social. E é justamente com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à população que o governo do Estado vem adotando medidas de controle e qualificação de gastos”, registrou Góes.

O governador ainda citou que, com o intuito de ampliar a proteção social dos cidadãos, em dezembro do ano passado, o Estado encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de lei que visa instituir a Política Estadual de Assistência Social no Amapá.

Ainda nesta quinta-feira, Waldez Góes empossou o novo controlador-geral do Estado (CGE), Joel Rodrigues. Na sexta-feira, 25, o chefe do Poder Executivo estadual prossegue com a reorganização e empossa novos gestores das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Robério Nobre, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Daniel Sebben.

Perfis

Albanize Colares é advogada e atualmente estava na chefiando o Núcleo regional da Defensoria Pública do município de Mazagão onde atuou na mediação e resolução de conflitos envolvendo agricultores. Entre 2007 e 2010, foi diretora-presidente do Procon/AP. Em 2015 assumiu a direção da Fcria, onde permaneceu até 2016.

Eclemilda Macial é Indígena da etnia Galibi Marworno, professora de língua portuguesa, especialista em gestão do ensino superior esteve como secretaria da Sepi no período de janeiro de 2015 a abril de 2018.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá