Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de janeiro de 2018 - 17:12h
Linha de crédito para energia solar deve ser liberada a partir de março
Banco da Amazônia ainda analisa os riscos da operação, limites, prazos e taxas do financiamento para pessoas físicas.
Por:
Foto: Amazon Solar
Empresas que atuam na área de energia solar serão cadastradas pelo Banco da Amazônia para elaborarem os projetos

Deve ser liberado, no próximo mês de março, o acesso de pessoas físicas à linha de crédito para a instalação de geradores de energia elétrica de fontes renováveis em residências do Estado do Amapá. Os recursos estão garantidos no Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que é gerenciado pelo Banco da Amazônia.

O financiamento é para pessoas físicas de toda a Amazônia Legal e vai desde os projetos, elaboração até a instalação do dispositivo. O FNO vai disponibilizar R$ 120 milhões para essas operações de crédito, que deverão ter taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado.

De acordo com o gerente regional do Banco da Amazônia no Amapá, Gleidson Guimarães Salles, atualmente os técnicos da instituição analisam o risco de operação para estabelecer as garantias do crédito, bem como prazos, limites e taxas. Segundo Salles, apesar do financiamento para pessoas físicas ainda estar em construção, uma linha similar está em funcionamento para produtores rurais e empresas.

“Acreditamos que a linha para pessoa física estará em análise final pela diretoria do Banco da Amazônia no início de março. Até lá, provavelmente o Banco cadastrará algumas empresas do ramo de energia renovável, que serão credenciadas a elaborar o projeto para as residências. Isso não impede que o cliente contrate outra empresa e submeta o projeto à analise”, explicou Salles.

Energia solar

No Amapá, o foco é a energia solar fotovoltaica, que converte a luz do sol em eletricidade. O Estado aderiu, em maio deste ano, ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a agência reguladora, a tecnologia fotovoltaica possibilita a redução do consumo de energia elétrica convencional e, consequentemente, redução no valor cobrado na fatura mensal – proporcional à quantidade de energia gerada.

A proposta de financiar sistemas fotovoltaicos para consumidores residenciais foi idealizada pelo governador amapaense, Waldez Góes, durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A propositura foi autorizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em dezembro de 2017.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá