quarta, 23 de novembro de 2016 - 13:19h - 1815
Policiais militares participam de palestras sobre prevenção do câncer
Finalidade é conscientizar sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce
Por: Ariane Lopes
Foto: Secom
Direção de Saúde da PM destaca recomendações da Sociedade de Urologia quanto aos exames
A campanha Novembro Azul é um dos destaques nas comemorações de 41 anos da Polícia Militar do Amapá. Entre atividades esportivas e culto ecumênico, os militares participaram nesta quarta-feira, 23, de uma palestra que abordou o câncer de próstata.

Durante a palestra, ministrada pelo capitão Mouro Netto, no auditório da instituição, os policiais tiveram a oportunidade de conhecer as etapas da doença, os sintomas, além de informações sobre como prevenir esse tipo de câncer, e como se dá o tratamento. Segundo o diretor de saúde da PMAP, coronel Marco Antônio Capela, o objetivo é a conscientização dos policiais, pois o efetivo da corporação é formado, em sua grande maioria, por homens.

“Nossa finalidade é conscientizar sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce. Doenças na próstata são a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura”, explicou.

A direção de saúde da PM do Amapá alerta, também, sobre as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia que indica que todos os homens com 45 anos de idade em diante façam um exame de próstata anualmente. Esse exame compreende o toque retal e o PSA. Os que possuem algum histórico familiar também devem procurar um médico especialista.

Exames
A programação de aniversário da PM, voltada para a saúde dos policiais, também envolve coleta de sangue, para posteriormente passarem por avaliação no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). A expectativa é que sejam coletadas a partir do dia 29 de novembro, 50 amostras por cada sexta-feira. A ação se estenderá até fevereiro de 2017.   

Para o comandante PMAP, coronel Carlos Correa, o momento é uma oportunidade tanto de interação com o público interno, como de melhoria da qualidade de vida.

“Estamos avançando. Já foi autorizado o curso de sargentos e o concurso público para soldados que é hoje, a nossa maior demanda da instituição. Dentro das propostas de governo, temos o fortalecimento do policiamento escolar, entrega de novas viaturas e uma experiência nova que é uma administração compartilhada de uma escola na zona sul da cidade. Então, temos muitos avanços, apesar das dificuldades que todos estamos passando”, disse.     

A programação segue até 27 de novembro com o “ Dia de Polícia” para a imprensa formatura oficial, e a 2ª corrida da PMAP.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá