segunda, 23 de setembro de 2019 - 22:00h
Amapá vai compartilhar informações sobre o rio Oiapoque em conferência na Guiana
Encontro vai reunir representantes de três países. A ideia é construir um observatório transfronteiriço que ajude na conservação dos recursos hídricos.
Foto: Márcio Pinheiro
Governador em exercício, Jaime Nunes, acompanhado de equipe, encontrou com delegação da Guiana Francesa nesta segunda-feira

O Governo do Amapá está montando um grupo de trabalho para reunir informações sobre o rio Oiapoque, no norte do estado. Os dados serão compartilhados entre brasileiros, franceses e surinameses durante a Conferência do Projeto Bio-Plateaux, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, em Caiena, na Guiana Francesa. O assunto foi abordado nesta segunda-feira, 23, durante encontro entre o governador em exercício, Jaime Nunes, acompanhado de equipe; e a delegação da Guiana Francesa.

O Projeto Bio-Plateaux é financiado pelo Programa de Cooperação Inter-regional da Amazônia (PCIA), e coordenado pela Coletividade Territorial da Guiana (CTG). A ideia é desenvolver o compartilhamento de informações e conhecimentos sobre água e biodiversidade nas bacias hidrográficas dos rios Oiapoque e Maroni que separam a Guiana Francesa, respectivamente, do Brasil e do Suriname. Posteriormente, a meta é construir um observatório transfronteiriço que ajude na conservação dos recursos hídricos.

O chefe de Estudos do Escritório das Águas da Guiana Francesa, Franck Chow-Toun, explicou que a conferência terá como principal objetivo a troca de conhecimentos entre os três países. “Iremos conhecer e avaliar os desafios e benefícios em comum, e estabelecer prioridades. Será uma pedra fundamental para que nós possamos caminhar rumo a uma cooperação maior”, disse Chow-Toun.

O coordenador de Mineração e Petróleo da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Agência Amapá), Wagner Costa, explicou que o grupo de trabalho brasileiro deverá ser formado por pessoas que fazem parte de órgãos federais e estaduais. “Nesse primeiro momento, estamos discutindo quais são os temas prioritários para o Estado incluir nesta conferência. Assim, nós poderemos começar essa relação de troca de informações sobre o rio Oiapoque”, falou.

Durante o encontro, Jaime Nunes ressaltou que o Governo do Amapá considera o evento fundamental para todos os países envolvidos. “Estamos à disposição para cooperar com este projeto. Acreditamos que é uma iniciativa importante do ponto de vista ambiental e também pode fortalecer ainda mais as relações entre a região”, afirmou.

Projeto Bio-Plateaux

A conferência internacional reunirá as partes interessadas científicas, técnicas e administrativas relevantes, a fim de apresentar e pensar, em conjunto, o melhor caminho para a integração da informação em função das características específicas do território.