Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 23 de agosto de 2019 - 18:15h
Conselheiros do segmento LGBT tomam posse no Museu Sacaca
Recém-empossados apresentaram em seus discursos a vontade única de fortalecer o trabalho do CELGBT no biênio 2019-2021.
Por: Alice Valena
Foto: Philippe Gomes / Secom
Novos membros do conselho se comprometeram em fortalecer o trabalho do órgão no biênio 2019-2021

Lutas e sonhos. Palavras que discorreram por todo o evento de posse dos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT) que ocorreu nesta sexta-feira, 23, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá. Momento que consagra mais uma vez a luta da população LGBT para assegurar as políticas públicas em favor de seus direitos.

Os conselheiros recém-empossados apresentaram em seus discursos, a vontade única de fortalecer o trabalho do CELGBT no biênio 2019-2021, que tem como finalidade: elaborar, acompanhar, monitorar, fiscalizar e avaliar a execução dessas políticas públicas fixando o pleno exercício da cidadania desses segmentos. O conselho possui 20 integrantes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do Poder Público.

Dentre os conselheiros, o jovem Roan do Nascimento, 19 anos, representando o segmento do homem trans conta sua trajetória de busca por sua verdadeira identidade e aceitação. Ele não teve apoio da família quando entendeu, aos 17 anos, que era transgênero, fugiu de casa e passou por muitos problemas. Mesmo assim, conseguiu concluir seus estudos e hoje trabalha como “bartender”.

Nesse pouco tempo Roan concluiu que precisava ajudar pessoas que passam ou que passaram pelo mesmo problema que ele: “Me tornei ativista principalmente para ajudar o segmento transgênero que é ainda tão marginalizado. Sou muito jovem e tenho todo o gás e, os outros colegas conselheiros me ajudarão com a experiência necessária”.

Dessa experiência que ajudará Roan, que o presidente do Conselho LGBT no Amapá, André Lopes, destacou a força e o dia notável para todo o segmento LGBT no Estado. Ele pontuou que os trabalhos dos conselheiros nesses dois anos serão marcados por três objetivos principais: efetivação do Plano dos Direitos Humanos da população LGBT no Amapá, com a aprovação na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap); execução da Rede de Proteção da População LGBT vítima de violência e levar o CELGBT aos demais municípios, não deixando só no âmbito de Macapá, Santana e Mazagão.

“Percorrendo os municípios que saberemos a realidade deles, além de dialogar com a comunidade LGBT de cada lugar”, observa André Lopes.

Outra conselheira que se destacou na posse foi Beyoncé Knowles Tavares. A dançarina, criada na comunidade do Camaipi em Mazagão, numa família grande de nove irmãos, se diz sortuda. Seus pais, “mesmo da roça e analfabetos”, como ela diz, nunca a discriminaram, nem seus irmãos. E reforça que a maioria do segmento LGBT não passou pela comunhão familiar que ela teve e, por isso buscará os conhecimentos necessários para ajudar essas pessoas em seu município.

No ato de posse realizado pela secretária adjunta de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Marlete Góes, ficou claro o papel da gestão de ratificar o compromisso com o segmento, principalmente nos três objetivos principais do Conselho, incluindo o Plano dos Direitos Humanos da População LGBT. Também esteve presente na cerimônia, o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (Adepap), Luiz Gustavo Cardoso, além de representantes de outros conselhos e sociedade civil.

O CELGBT possui representantes da sociedade civil que foram eleitos em seus respectivos segmentos em pleito realizado na Sims no último dia 26 de junho. Já o Poder Público determina seus representantes através da indicação de servidores dos respectivos órgãos para composição das cadeiras governamentais. Ele foi criado pela lei nº 1999 de 21 de março de 2016, é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Sims.

Conselheiros/Conselheiras da Sociedade Civil:

Segmento Lésbicas:

- Raphaely Costa Moraes

- Simone Alves de Jesus

Segmento Gays:

- Jean Carlos dos Santos Ribeiro

- Renan Ramos Almeida

Segmento Bissexuais:

- André da Silva Lopes

- Eliza Carla dos Santos Baía

Segmento Travestis:

- Beyoncé Knowles Tavares Lopes

- Suzanne Dblue Amoras

Segmento Transsexuais:

- Roan do Nascimento Pereira

- Rocka Marques Kanagusko

Conselheiros/Conselheiras do Poder Público:

- Defensoria Pública: Henrique de Oliveira Santos Couto

- Secretaria de Estado da Educação (Seed): Maria Rosália Gomes Farias

- Sims: Jackeline Correa Brandão Chiquitin

- Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp): Camila de Souza Ilário

- Secretaria de Estado da Cultura (Secult): Maria Divanir de Lima Cirilo

- Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan): Gabriela de Almeida Gonçalves

- Gabinete do Governador (GabGov): Ronivaldo dos Santos Gonçalves

- Secretaria de Estado do Turismo (Setur): Edna Cristina de Souza Brandão

- Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete): Ana Paula Maia Trindade

- Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): a definir

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Philippe Gomes / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá