terça, 23 de julho de 2019 - 22:11h
Desfile em Mazagão Velho vai apresentar produtos da economia solidária
Evento é organizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e ocorre nesta quarta-feira, 24, no palco montado na área do balneário.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Barracas cedidas pelo Governo do Estado abrigam artesãos, grupos solidários e vendedores de bebidas e alimentos

Os empreendedores que atuam em grupos da economia solidária realizam nesta quarta-feira, 24, na Vila de Mazagão Velho, um desfile de moda. O objetivo é mostrar a produção de roupas, brincos, chapéus, laços afros, sacolas ecológicas, cangas, tiaras, blusas e outros acessórios, feitos por este segmento, para expor e comercializar nos 242 anos da Festa de São Tiago. O evento ocorre a partir das 14h, no palco na área do balneário.

O grupo Mãos Unidas vai apresentar no desfile as novidades e cores de turbantes, brincos de abayomi, laços afros e acessórios. A Tinto das Art´s Mazaganense exibirá produtos recicláveis em EVA e sacolas ecológicas. A Moriá vai demonstrar ao público moda afro de roupas femininas e masculinas e acessórios afros.

No desfile, os artesãos da Associação de Artesãos e Empreendedores da Beira-Rio (Amicro) apresentarão uma diversidade de chapéus, blusas, fitas e sacolas temáticas de São Tiago, cangas, tiaras e roupas diversas.

“A finalidade é divulgar o trabalho desenvolvido pelos empreendedores da economia solidária. A maioria das peças utiliza materiais reaproveitáveis e é confeccionada com qualidade e criatividade. É um segmento que ganhou bastante visibilidade por meio de ações itinerantes, como é o caso da Feira Sol”, informou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcella Chesca.

Estrutura para empreendedores

Mais uma vez, a Festa de São Tiago conta com estrutura de barracas, 3mx3m, cedidas pelo Governo do Estado, por meio da Sete. São 10 para abrigar a Feira de Artesanato, 4 para venda de confecções diversas, 18 para comidas e bebidas, 01 para exposição da imagem de São Jorge e 01 para atendimento ao turista.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Créditos:

Gabriel Penha / Secom