terça, 23 de abril de 2019 - 14:32h - 1331
IV Fórum: governadores levantam propostas com pautas conjuntas para levar ao Congresso
Entre os temas tratados esteve o Fundeb, a recuperação fiscal, o Fundo Penitenciário Nacional e reforma da Previdência, sendo este último o principal.
Por: Da Redação
Foto: Secom/GEA
Governadores vão elaborar um plano de necessidades e ações imprescindíveis para cada região

O governador do Amapá, Waldez Góes, participa nesta terça-feira, 23, do IV Fórum de Governadores, em Brasília (DF). Pela manhã, os chefes dos Executivos estaduais trataram sobre temas relevantes para os estados como a reforma da Previdência, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a recuperação fiscal e o Fundo Penitenciário Nacional. À tarde, o governador amapaense presidirá a primeira reunião com os estados-membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

De acordo com os participantes, o objetivo do Fórum é elaborar propostas referentes aos assuntos colocados em pauta para que seja possível apresentar aos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal, um plano de necessidades e ações imprescindíveis para cada região.

O principal assunto debatido, no período da manhã, foi a reforma da Previdência que, segundo os governadores, interfere diretamente na gestão econômica dos estados, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento de muitos municípios. Conforme informações apresentadas no evento, os pleitos deliberados não chegam nem perto de 50% do déficit da Previdência, dinheiro que poderia ser investido de forma eficaz em diversas áreas precárias.

Nos próximos dias, a comitiva de governadores irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Além dessas agendas, uma nova reunião dos governadores foi marcada para junho a fim de dar prosseguimento às propostas apresentadas.

Consórcio

O Consórcio Interestadual foi instituído no 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Macapá, no mês de março deste ano. E o governador Waldez Góes foi eleito como o primeiro presidente da autarquia (o mandato é de um ano). Neste primeiro encontro dos estados-membros, os governadores vão deliberar sobre o Plano de Ação e planejamento estratégico do Consórcio para fazerem frente às demandas comuns entre as unidades federativas. Ao final do evento, os chefes dos Executivos dos estados da Amazônia Legal devem se encontrar com os governadores do Nordeste para deliberarem pautas comuns entre as regiões.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Secom/GEA

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá