Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de abril de 2019 - 08:14h
Governo acolhe famílias de autistas com programação de lazer em unidade do Super Fácil
Abertura da I Semana TEAcolho no Super Fácil Zona Oeste, foi marcada por diversão e depoimentos emocionantes de familiares de pessoas com autismo.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Deputada Marília Góes, autora da lei que instituiu o pacote de medidas em benefício dos autistas, participou da abertura do evento, assim como o governador em exercício, Jaime Nunes

A manhã desta terça-feira, 23, foi diferente no Super Fácil Zona Oeste, em Macapá. No espaço infantil criado dentro da unidade, crianças autistas se divertiam à sua maneira, com o apoio de monitores, enquanto no salão central, mães, pais, amigos, autoridades e funcionários se emocionavam com as histórias de superação e garra de famílias que aprenderam a lidar e amar “viver diferente”.

Foi a abertura da I Semana Azul TEAcolho do Super Fácil, com depoimentos emocionantes de familiares de pessoas com o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), e a apresentação do pianista autista João Pedro, 15 anos. O jovem talento arrancou lágrimas ao tocar canções como “Aquarela” e “Pérola Azulada”, esta última, do músico amapaense Zé Miguel.

“Estamos todos emocionados com este momento. Quando trouxemos a emissão das carteiras de identificação do autista, não imaginávamos esse sucesso que vemos hoje”, comentou a diretora-geral do Super Fácil, Luzia Grunho, que abriu a programação.

A I Semana TEAcolho vai se estender até sexta-feira, 26, com brincadeiras e gincanas, para crianças e jovens autistas e bate-papos e momentos de beleza e relaxamento, para as famílias. “Quando começamos os atendimentos, percebemos que as famílias também precisam ser acolhidas. Às vezes, uma mãe só quer um abraço, ou quer ser ouvida. Por isso, esta semana é voltada aos autistas e também às suas famílias”, falou a diretora-adjunta do Super Fácil, Patrícia da Silva.

Presente ao evento, a deputada estadual Marília Góes, autora da lei que instituiu o pacote de ações em benefício dos autistas, falou sobre as garantias asseguradas no Estado e a recente inclusão do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário e afixação de placas educativas. “São propostas do nosso mandato para garantir direitos e cidadania às pessoas com autismo”, reiterou a parlamentar.

O governador em exercício Jaime Nunes elogiou a iniciativa e parabenizou o serviço e atenção dispensados na unidade às pessoas com autismo e suas famílias. “Ao ouvir relatos de experiências de pais quando descobriram que os filhos eram autistas, tive cada mais certeza da importância de se manter políticas públicas de inclusão social”, afirmou.

A programação toda será desenvolvida na unidade da zona oeste do Super Fácil, onde há um ano, foi implantado o serviço de emissão de carteiras de identificação do autista. O documento garante direitos e cidadania às pessoas com o transtorno entre os quais, isenção no pagamento do IPVA; prioridade na fila de bancos, supermercados e lojas; redução de 50% na carga horária de servidor público estadual e meia-entrada às sessões de cinema, teatro, competições esportivas, shows e outros eventos culturais.

Nesta quarta-feira, 24, haverá atividades lúdicas e educativas para as crianças e jovens autistas, e conversas e atendimentos psicológicos para as famílias.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/Sesa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá