domingo, 23 de fevereiro de 2020 - 16:00h - 821
Plano de ação do governo garante atendimento de saúde durante o carnaval
Serviços de urgência e emergência são ofertados para a população.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Ascom Sesa
Francisco Fernandes veio de Afuá (PA) em busca de atendimento para o filho na UPA Zona Sul.

Para garantir o atendimento público de saúde durante o carnaval, o Governo do Estado do Amapá (GEA) definiu um plano de ação com o fluxo de serviços nas unidades de urgência e emergência para receber foliões e a população em geral.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul foi referência em atendimento durante o desfile das escolas de samba, que iniciou na noite de sexta-feira, 21, e encerrou na manhã deste domingo, 23, no bairro Jardim Marco Zero.

No período do desfile, a UPA realizou uma média de 100 atendimentos noturnos. Houve reforço na equipe de profissionais plantonistas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A unidade oferta exames de raios-X e eletrocardiograma, ambos procedimentos solicitados em situações de urgência e emergência. Ela atende uma média de 200 pacientes por dia, chegando a 20 mil procedimentos por mês.

De acordo o médico Sayllon Costa, os casos de trauma ou em que houve necessidade de avaliação de um especialista seriam encaminhados para o Hospital de Emergência (HE), mas nenhum paciente apresentou alta gravidade.

“Não tivemos nenhum caso de alta gravidade que tivéssemos que encaminhar para o HE, foram atendimentos mais comuns de resfriados, gripes, dores de cabeça, pessoas com sintomas de embriaguez e acidentes domésticos”, explicou o médico.

Mas, a UPA também não é só referência de atendimentos devido ao carnaval. O autônomo Francisco Fernandes veio do município de Afuá, no interior do Pará, em busca de tratamento para o filho Ruan Carlos, 5 anos, que fraturou o braço.

“Vim direto para cá porque outras pessoas da comunidade do Afuá indicaram o atendimento da UPA. Achei muito bom e rápido. O meu filho foi logo indicado para o atendimento preferencial e encaminhado para medicação e raio-x”, disse.

Saúde e folia

Na estrutura montada para os desfiles das escolas de samba, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi responsável pelos atendimentos ainda no local. Foram designadas quatro viaturas que deram suporte às ocorrências de resgate e prestação de socorro, sendo duas na concentração e as outras duas na dispersão:

  • 01 Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU estadual para atender as demandas de maior complexidade
  • 02 Unidades de Suporte Básico (USB) do SAMU municipal
  • 01 Unidade Básica do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM)

Além desse evento de carnaval, o plano de ação elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue para a passagem do Bloco A Banda, que promete reunir milhares pessoas durante o percurso no feriado de terça-feira, 25, em Macapá.  

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/Ascom Sesa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá