sexta, 23 de fevereiro de 2018 - 17:16h
243 candidatos já foram aprovados no TAF do concurso da PM
As provas para a última turma de 150 convocados iniciam neste sábado, 24.
Foto: José Baía
450 candidatos do concurso para soldado da Polícia Militar foram convocados pera o Teste de Aptidão Física

Dos 300 convocados nas duas primeiras turmas do Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF), do concurso púbico para soldado da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), 243 conseguiram superar a terceira fase do processo seletivo, que será realizada até segunda-feira,26.

Dos 57 eliminados, 21 não compareceram ao local, data e horário do exame e 36 foram considerados inaptos na condição física. Em todos os exercícios aplicados – corrida, abdominal supra, flexão em barra, salto em altura e natação – houve eliminações.

Neste sábado, 24, começam as provas do TAF para mais 150 candidatos que disputam uma vaga para soldado militar, concluindo a fase para os 450 convocados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). A avaliação do condicionamento físico dos candidatos tem duração de três dias, sendo dois exercícios aplicados por dia.

Após a conclusão do TAF, os candidatos aptos seguem para a quarta fase que é a avaliação psicológica, que será realizada em local e data a serem divulgados.

Avaliação física

Os exames definidos no edital para a categoria feminina no primeiro dia são: corrida em 12 minutos para percorrer 2.100 metros e abdominal supra, com 30 repetições em 1 minuto. Para o segundo dia será isometria em barra fixa com duração de 9 segundos e corrida de 50 metros em 9 segundos. Para o terceiro dia, será salto em altura com 1 metro e natação com 50 metros em tempo livre.

As atividades para os concorrentes masculinos, no primeiro dia, são: corrida de 12 minutos, para o perímetro de 2.400 metros, e abdominal supra, 34 repetições em 1 minuto, no primeiro dia. No segundo dia, serão aplicados os exercícios de flexão em barra fixa com cinco repetições e corrida em 50 metros, com tempo de 8 segundos. No terceiro e último dia haverá salto em altura com 1,15m, e natação, 50 metros, com tempo livre.