quarta, 22 de setembro de 2021 - 11:19h - 2279
Avanço contra a dengue: Governo capacita técnicos dos municípios para o combate à doença
Focos de Aedes aegypti encontrados em Vitória do Jari acendem o alerta para os cuidados com os criadouros do mosquito.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Ascom/SVS
A capacitação na busca de focos do Aedes Egypti em Mazagão

Técnicos do Governo do Estado estão município de Mazagão, no período de 20 a 30 de setembro, capacitando servidores municipais com relação ao combate à dengue. Na semana passada a mesma ação aconteceu no município de Vitória do Jari. O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Em Vitória, o trabalho prático percorreu vários bairros onde foram encontrados diversos focos da larva do mosquito Aedes aegypti. As autoridades sanitárias locais foram notificadas.

No total, 17 agentes de endemias e 17 agentes comunitários de saúde (ACS) de Vitória do Jari e Mazagão recebem o treinamento através de atividades práticas.

O resultado da ação de casa em casa em Vitória do Jari preocupou os técnicos porque também foram encontrados focos de Aedes albopictus, conhecido como “mosquito tigre asiático”, que também é vetor da dengue. 

“Os agentes de Vitória do Jari já iniciaram os trabalhos de combate. Isso demonstra a importância de ser feita essa capacitação”, declarou Rackel Barroso, gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá