terça, 22 de maio de 2018 - 20:50h
Seed realiza treinamento para coleta de dados do Censo Escolar 2018
Três polos de treinamentos estão disponíveis para atendimento em Macapá e Santana.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Censo Escolar reúne dados sobre rendimento escolar do aluno, infraestrutura das escolas, entre outras informações

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) começa nesta quarta-feira, 23, o período de treinamento para secretários, gestores escolares ou responsáveis pela coleta de dados do Censo Escolar 2018. A capacitação é promovida pelo Centro de Pesquisas Educacionais da Seed e vai orientar técnicos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Três polos de treinamentos foram disponibilizados para atender as escolas da capital e interior do Estado.

“Nosso objetivo é orientar e capacitar técnicos das entidades parceiras de todas as redes de ensino do Estado do Amapá para executar as atividades do processo censitário, desde as atividades de planejamento e coordenação do processo até a navegação do sistema Educacenso”, pontuou a coordenadora do Censo Escolar Estadual, Socorro Tolosa.

Os treinamentos terão como foco o controle de qualidade de dados, com orientações de preenchimento, relatórios de acompanhamentos e conceitos problemáticos. Além disso, serão repassadas instruções sobre cadastro de turma, cadastro de escola, cadastro de profissional escolar, módulo de confirmação de matrícula, entre outros.

Este ano, a abertura do Censo Escolar será no dia 30 de maio. Gestores escolares e responsáveis terão até o dia 31 de julho para enviar os dados e informações por meio do sistema Educacenso.

Cronograma de treinamento

Nos dias 23 e 24 de maio, o treinamento do censo escolar será dado aos coordenadores municipais, nos horários das 8h às 12h e das 14 às 18h, na sala do Cepe, localizada no Complexo Administrativo da Seed, em Macapá.

A Escola Estadual General de Azevedo Costa será um polo de treinamento. No dia 25, durante o horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h), serão atendidas as escolas que compõem o Núcleo de Atendimento Estudantil (NAE) de 1 a 4. No dia 28, será a vez das escolas pertencestes aos NAEs 5 a 8 e, no dia 29, serão atendidas as escolas rurais de Macapá.

No polo localizado na Escola Tiradentes, os atendimentos serão realizados também em horário comercial e ficaram distribuídos em: dia 25, escolas dos NAEs 9 a 12; as escolas dos NAEs 13 a 16 serão capacitadas no dia 28; e o dia 29 será destinado às escolas privadas de Macapá e Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Em Santana, o polo será na Universidade Aberta do Brasil (UAB). No dia 25, serão capacitadas as escolas privadas do município e o Ifap Santana; no dia 28, terão treinamento as escolas rurais santanenses e dos NAEs de 17 a 20. Para o dia 29, está marcada a capacitação para as escolas municipais. O atendimento será realizado de 8h30 as 12h e das 14h30 às 18h.

Censo Escolar

O Censo escolar é um levantamento de dados estatísticos da educação básica, de âmbito nacional, realizados todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Por meio dele é possível fazer o levantamento sobre a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.

Os dados coletados são utilizados como base para planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).