Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 22 de março de 2019 - 11:16h
GEA adquire as tubulações que vão compor o sistema de água da Comunidade do Ambrósio
Material será utilizado para implantação de rede de distribuição e de adutoras. Obra vai proporcionar água tratada às famílias que vivem na região.
Por:
Foto: José Baía / Secom
Tubulações serão usadas na implantação de uma adutora com extensão de 2.830 metros e de oito quilômetros de rede de distribuição

Devem iniciar nas próximas semanas as obras do tão sonhado sistema de abastecimento que vai levar água tratada para os 6 mil moradores, aproximadamente, da Baixada do Ambrósio, comunidade localizada na área portuária de Santana, município a 17 km de Macapá.

O empreendimento é um compromisso do Governo do Amapá, que já adquiriu as tubulações a serem utilizadas na implantação da rede de distribuição e de adutoras do sistema. Ao todo, serão oito quilômetros de rede para levar o produto até as pouco mais de 2 mil casas localizadas na comunidade. O material chegou nesta sexta-feira (22) a Santana.

O anúncio do empreendimento foi feito pelo governador Waldez Góes no fim de 2018, após diversas tratativas com a população. O valor orçado está na ordem de R$ 3 milhões, recursos integralmente do tesouro estadual. A previsão é que a obra seja concluída 120 dias após o início.

Segundo o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, com a chegada do material será possível iniciar os serviços em até 15 dias.

“Esta tubulação já corresponde a 50% do que será utilizada na obra e já permite que a empresa responsável inicie a primeira etapa da obra”, afirmou.

O novo sistema de abastecimento está divido em três fases: a construção de um módulo de tratamento na Estação de Santana, a implantação de uma adutora com extensão de 2.830 metros e de 8 km de rede, incluindo a ligação dos ramais nas residências.

O diretor técnico da Caesa, João Paulo Monteiro, destacou que a obra permitirá maior produção e pressão no fornecimento de água, pois a adutora atenderá exclusivamente o bairro.

“Atualmente, o fornecimento para o Ambrósio ocorre de forma reduzida na região porque a distribuição vem do sistema que atende os bairros Paraíso e Fonte Nova. Com a obra finalizada, não teremos mais esse gargalo”, frisou.

Outra frente de trabalho vai atuar no cadastro das famílias que residem no bairro através de ações sociais voltadas ao consumo racional.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baía/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá