sexta, 22 de março de 2019 - 21:55h
Cerpis homenageia profissionais da medicina natural
Durante a programação para homenagear os profissionais, houve palestra de acolhimento para receber 200 novos pacientes do Cerpis.
Foto: André Rodrigues
Secretário Gastão Calandrini reconheceu a importância dos profissionais para o atendimento aos pacientes do Cerpis

Com o objetivo de valorizar o trabalho dos servidores da medicina natural, nesta sexta-feira, 22, O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis) realizou uma programação especial, com música ao vivo, entrega de brindes e palavras de agradecimento pelo trabalho desenvolvido na unidade. Além disso, houve o acolhimento de novos 200 pacientes e a exposição de trabalhos feitos por pacientes que fazem acompanhamento na arteterapia.

O evento ocorre desde junho de 2016, em decorrência da lei 2.045 de autoria da deputada estadual Marilia Góes, que institui o 23 de março como sendo o Dia do Acupunturista e Profissionais das Práticas Integrativas e Complementares da Medicina Natural (PICS). O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou que os profissionais da medicina natural, através do Cerpis, desafogam as demandas das unidades de saúde.

“Os 2.600 pacientes que hoje realizam tratamento aqui no Cerpis recebem um atendimento multiprofissional de qualidade. Só temos que agradecer o trabalho dessa equipe, que tanto contribui para o fortalecimento da saúde no Amapá”, frisou o gestor.

O diretor do Cerpis,  Elziwaldo Monteiro, que também é acupunturista e coordenador estadual das Práticas Integrativas, revelou que o melhor presente de sua profissão é ver a qualidade de vida que os pacientes recebem  através dos serviços ofertados  na unidade. “O tratamento da medicina natural tem gerado resultados maravilhosos, pois, através dela, as pessoas tratam o bem-estar físico e emocional. Sinto-me honrado em ver como nossos pacientes mudam seu estilo de vida positivamente”, complementa Monteiro.

Um dos serviços ofertados no Centro é a arteteparia, na qual, através da confecção de artesanatos, pessoas que possuem problemas nas articulações e emocionais, como depressão e ansiedade, podem interagir em grupo, além de tratar esses problemas de forma dinâmica. “A maioria dos pacientes que participam da arterapia é de idosos, que se sentem sozinhos e depressivos. Além de ajudá-los a tratar os problemas de saúde, eles podem vender seu artesanato e ganhar uma renda extra”, destaca o diretor.

A aposentada Adelaide da Costa, 67 anos, é paciente do Cerpis há seis meses, pois sofre de artrose crônica. Ela destaca que, antes de iniciar o acompanhamento no Cerpis estava com seus movimentos comprometidos e muito debilitada, mas, através de tratamentos como acupuntura, massoterapia, biodança e arteterapia, conseguiu estabilizar seu quadro de saúde. “Sou muito grata a todos os profissionais que me ajudaram. Aqui, fiz novos amigos, tratei minha mente e corpo; agora, com a confecção do meu artesanato, já faço várias vendas. Hoje, estou muito feliz”, comemora a aposentada.

Como se tornar um paciente do Cerpis

Para receber os atendimentos no Cerpis, a pessoa precisa apresentar um diagnóstico de doença crônica, realizar um cadastro e aguardar na lista de espera. A cada dois meses, é feita uma triagem para selecionar pessoas que estão precisando desse tratamento. Após esse processo, são selecionados, em média, 200 pacientes, que participam de uma palestra para apresentação dos procedimentos e recebem um cartão de consulta que, automaticamente, tornam essas pessoas novos pacientes.

Entre os tratamentos ofertados pelo Centro estão a acupuntura clínica, terapia ocupacional, cuidados com a coluna, terapia da dor, fisioterapia integrada, musicoterapia, pilates terapêutico, e dentre outros. O paciente deve participar de todas as fases do tratamento, para que possa garantir a qualidade e eficácia de sua recuperação, pois na medicina natural, diferentemente da alopática, os resultados aparecem a longo prazo.

Créditos:

André Rodrigues / Sesa