sábado, 23 de fevereiro de 2019 - 10:42h
Governo do Estado inicia curso de pós-graduação para servidores da saúde
Curso terá duração de 1 ano e acontecerá em módulos quinzenais com aulas teóricas e presenciais que serão feitas dentro dos hospitais da rede estadual.
Foto: André Rodrigues / Sesa
Durante a abertura do curso, foram anunciados outras capacitações e especializações para os servidores da saúde

O Governo do Estado do Amapá (GEA) iniciou na sexta-feira, 22, o primeiro curso de pós-graduação da Escola de Saúde Pública (ESP). A especialização será sobre fisioterapia intensiva e voltada para fisioterapeutas que atuam na área de urgência e emergência nos hospitais da rede estadual de Saúde.

A seleção dos alunos foi feita através das coordenadorias de fisioterapia das unidades que apontaram profissionais que tinham interesse em se especializar neste tipo de atendimento. Foram escolhidos 30 servidores efetivos.

A secretaria adjunta de atenção à Saúde, Hely Góes, explicou que este projeto representa um novo caminho para o fortalecimento da saúde e dos servidores no Amapá.

"As capacitações virão dentro do perfil de necessidade que temos na Secretaria, que ganha qualidade no processo assistencial. Ganhamos, também, todos nós, com a diminuição da mortalidade e dos agravos. Hoje, o fisioterapeuta na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] é essencial e determinante porque ele faz toda a diferença no tempo de permanência dos pacientes na UTI e na sobrevida dele. Este curso é um desejo antigo da categoria e eu considero uma vitória”, avaliou a gestora.

O curso terá duração de 1 ano e acontecerá em módulos quinzenais com aulas teóricas e presenciais que serão feitas dentro dos hospitais da rede estadual.

Fisioterapeuta efetivo do GEA há 19 anos, Marcos Ventura acredita que o curso irá aumentar o conhecimento na área e promoverá uma troca de experiências entre os profissionais. "É uma oportunidade maravilhosa que o governo do Estado está nos dando. Todo profissional que abraçou essa oportunidade dará um salto na sua carreira aprofundando o conhecimento especializado”, comemorou Ventura.

Além dos cursos de pós-graduação na área de saúde, a ESP passará a oferecer cursos técnicos e capacitação para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).