sábado, 22 de fevereiro de 2020 - 06:33h - 1145
Da estrutura ao povo, AP garante segurança no desfile das escolas de samba
Governo do Estado preparou estratégias para inibir a violência e evitar acidentes durante todo o período do Carnaval.
Por: Jorge Abreu
Foto: Philippe Gomes/Secom
População recebe segurança reforçada em todo o estado no período do carnaval.

O público amapaense prestigia os desfiles das escolas de samba em meio ao trabalho das corporações de segurança que integram o Governo do Estado. A programação iniciou na sexta-feira, 21, e segue até sábado, 22, na capital.

Participam dessa força-tarefa as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). Além dos desfiles, o esquema de segurança reforçado vai até terça-feira, 26, em todo o Amapá.

Prevenção de acidentes

Antes da festa começar, toda a estrutura montada para a programação passou por vistoria do Corpo de Bombeiros. E durante o evento, a corporação faz-se presente para auxílio aos brincantes em qualquer tipo de situação.

“Nosso trabalho é voltado para prevenção. Estamos com veículos de combate ao incêndio e salvamento, além de ambulâncias. A equipe é distribuída por todas as áreas de concentração de público”, explicou o major CBM Vilmar Laurindo.

Trabalho ostensivo

Todos os Batalhões da PM estão nas ruas para atender as ocorrências do dia a dia em todo o estado, mas as programações de carnaval também ganharam a atenção da Segurança Pública por concentrarem grandes públicos.

Para a Operação Tolerância Zero, ação oficial de segurança do carnaval, mais de 1,2 mil policiais militares atuam no período de 24h por dia. Barreiras de trânsito realizadas pela PM também compõem a estratégia de prevenção de acidentes.

Central de Flagrantes

Em Macapá e Santana, municípios com as maiores programações de carnaval, a Polícia Civil disponibilizou seis delegacias como “centrais de flagrantes 24h” durante todo o período da folia.

Localizada no interior do Sambódromo, a 9ª Delegacia de Polícia é a referência de atendimentos para os desfiles das escolas de samba, por ficar ao lado do evento. Esta é uma forma de agilizar todos os suportes necessários.

“A Central de Flagrantes está preparada para atender qualquer ocorrência do carnaval. A Polícia Civil trabalha em conjunto com outras corporações para reforçar a segurança da população”, destacou o delegado Felipe Rodrigues.

Sem prejuízos

Os agentes de fiscalização do Procon visitam estandes e outros tipos de comércio para evitar lesões ao consumidor. A central de denúncias itinerante também está estacionada no evento para receber queixas de brincantes.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baía e Philippe Gomes

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá