Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 22 de janeiro de 2021 - 21:10h
Mais de 160 profissionais de saúde foram imunizados contra covid-19 no Hospital de Clínicas
Foram vacinados servidores das Clínicas de Nefrologia, Saúde Mental e Oncologia.
Por:
Foto: Phillippe Gomes
A técnica em enfermagem Deolinda Nascimento, de 39 anos, foi a primeira profissional de saúde vacinada da Unacon.

Nesta sexta-feira, 22, os servidores de três setores do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) começaram a ser vacinados contra a covid-19. A imunização segue o Plano Estadual de Vacinação que prioriza os profissionais de saúde nesta primeira etapa.

Serão vacinados 164 servidores dos setores das Clínicas de Nefrologia, Saúde Mental e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O critério para a seleção dos locais foi de que os três setores possuem alas com isolamento para o atendimento de pacientes que tenham alguma intercorrência médica relacionada às especialidades de oncologia, nefrologia e psiquiatria, e que, por ventura, sejam casos positivos ou suspeitos de covid-19.

Primeira imunizada da Unacon, a técnica em enfermagem Deolinda Nascimento, de 39 anos, falou da expectativa e da esperança de este ser o fim da pandemia.

“Ao longo do último ano perdemos alguns colegas de trabalho para essa doença, estávamos ansiosos por esse momento, a vacina nos trouxe esperança de que vamos diminuir os casos. Também sei da importância que isso tem para os nossos pacientes, já que podemos ser mecanismos de transmissão para eles”, frisou Deolinda.

Há 15 anos atuando como enfermeiro no estado, Danilo Bandeira, que trabalha na Clínica de Saúde Mental do Hcal, disse que a vacina representa uma luz no fim do túnel para os profissionais.

“Pessoalmente é uma sensação de vitória e realização. É impossível não lembrar dos colegas que se foram, mas hoje estamos nos sentindo protegidos com a vacina. É uma conquista muito importante para os servidores que fazem atendimento relacionados a saúde mental, são pacientes de alta vulnerabilidade, então, para nós, a chegada dessa vacina é uma vitória”, comemorou o enfermeiro.

Para o médico Igor Hanon, de 28 anos, que atua na Clínica de Nefrologia do Hcal, a vacina representa a vitória da ciência.

“Para o servidor da saúde é mais um estímulo para continuar exercendo a sua função e lutando para que essa guerra termine. Essa é apenas a primeira batalha vencida, ainda temos que vacinar muitas pessoas, como os doentes crônicos que nós atendemos e que sofreram durante esse período”, ressaltou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá