segunda, 22 de janeiro de 2018 - 16:41h - 471
Linha Verde começa a receber camada asfáltica
A via interligará as zonas norte e oeste de Macapá encurtando de 16 km para 5 km o percurso de quem passar pela AP-440 para chegar ao Infraero I.
Por: Fernanda Picanço
Foto: Fernanda Picanço
A Linha Verde já passou por serviços de limpeza e drenagem e já foram concluídos 2.500m de base, uma espécie de proteção para receber o asfalto.

O Governo do Amapá começou a colocar camada asfáltica em 2.500 metros da Linha Verde – localizada na Linha “E” da Rodovia AP-440, conhecida como Km 9. A via interligará as zonas norte e oeste de Macapá, faltando apenas 2.000 metros de terraplanagem e pavimentação.

A Linha Verde já passou por serviços de limpeza e drenagem e já foram concluídos 2.500m que estão sendo preparados na via para o asfaltamento com a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq).

O serviço executado também já contemplou 1.000 metros de terraplanagem, faltando a conclusão de mais 1.000 metros para, posteriormente, receber a pavimentação. O trabalho deve ser concluído no mês que vem.

Com a interligação das zonas norte e oeste da capital, o percurso de quem precisa chegar ao bairro Infraero I, por exemplo, será encurtado de 16 km para 5 km, ao passar pela Rodovia AP-440.

Com extensão de 4,5 km, a via contará com asfalto do trecho que vai do bairro Parque dos Buritis até à rodovia Norte/Sul, no bairro Infraero I, na zona norte da cidade. Todo o serviço está sendo executado por administração direta da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).

A Linha Verde está situada bem no centro do km 9 dividindo as zonas norte e oeste de Macapá. “Ela fica a 4,5 km da Rodovia Duca Serra e 4,5 km da BR-210. A conclusão da obra contemplará de 15 a 20 bairros de Macapá”, explicou o secretário de Transportes, Jorge Amanajás.

Licença Ambiental

A Setrap vem cumprindo todas as condicionantes da licença ambiental emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), para a pavimentação do trecho. “A Secretaria de Transportes envia todo semestre um relatório ao Imap demostrando os trabalhos e as medidas mitigadoras realizadas no Linha “E”, para evitar impactos ambientais no local”, informou o gerente de Subgrupo de Atividades de Supervisão Ambiental de Obras Viárias da Setrap, Kleber Thiago Barbosa.

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