quinta, 21 de novembro de 2019 - 17:08h - 1645
Primeira presidente do Conen defende rede de apoio ao usuário de drogas e à família
Professora-doutora Elane Ferreira foi eleita nesta quinta-feira, 21; conselho tem a missão de elaborar e acompanhar políticas de enfrentamento às drogas.
Por: Rita Torrinha
Foto: Netto Lacerda
Elane Magno Ferreira foi aclamada em votação ocorrida na Sejusp

Após 17 anos da lei que instituiu o Conselho de Prevenção, Tratamento, Fiscalização e Repressão do Uso Indevido de Substâncias Psicoativas do Amapá (Conen), o Governo do Estado conseguiu organizar e constituir, de fato, a entidade, que, na manhã desta quinta-feira, 21, elegeu a sua primeira presidente, para o biênio 2020-2021.

A professora-doutora do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Elane Magno Ferreira foi aclamada em votação ocorrida na sala de reuniões da Secretaria da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O advogado Israelton Soto Sobral, representante da Comunidade Missionária Monte Tabor, assumiu a vice-presidência.

Elane é biomédica, mestre pela UFPA e doutora em neurociências pela Unifesp, com período no hospital universitário de Erlangen-Nuremberg/Alemanha. Ela é professora adjunta da Unifap, lotada no colegiado de medicina, e, também, pesquisadora na área de epilepsia.

A professora assume o cargo com conhecimento dos desafios à frente, mas, já com propostas de apoio aos usuários de drogas, e foco na prevenção.

“Temos representantes de entidades direta e indiretamente envolvidas com o enfrentamento às drogas. Juntos, cada um no seu campo de trabalho, podemos criar políticas públicas de combate às drogas, ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes, com foco na educação e prevenção. É importante criarmos uma rede de apoio ao usuário e à família dele”, frisou.

Para o vice-presidente Sobral, a união de várias instituições pode ajudar as casas de apoio, como a que ele representa.

“Descobri nas reuniões do conselho que nós temos 20 casas de recuperação no estado, mas, apenas quatro delas estão legalizadas. Temos que dar maior apoio para essas instituições e levar projetos sociais para todos. Associando técnica, estudo e conhecimento, temos como pensar em políticas públicas efetivas”, destacou.

O governador do Amapá, Waldez Góes, deve empossar os conselheiros ainda este ano, e, a partir daí, eles terão a missão de elaborar, coordenar, acompanhar toda a política estadual de prevenção e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, e também de repressão ao tráfico dessas substâncias.

Formação do Conen

A formação do Conen teve início há aproximadamente 17 anos. Em novembro de 2002 foi instituído pela Lei nº 0721. Sua composição efetiva, porém, não avançou ao longo dos anos. Somente este ano, por decisão política do governador Waldez, e tendo como articulador o titular da Sejusp, Carlos Souza, os trâmites legais foram vencidos e o conselho foi constituído.

“Os primeiros passos foram as indicações dos representantes dos poderes públicos e a chamada para a eleição dos representantes de entidades da sociedade civil organizada. Depois, teve o processo legal das eleições e, até o próximo ano, o grupo estará efetivamente em ação. São pessoas da sociedade e órgãos públicos pensando juntos”, falou o secretário.

Carlos Souza ainda destaca que o conselho é um importante instrumento no auxílio à segurança pública e integra as ações de fortalecimento do setor, com a participação popular. 

Composição do Conen Amapá

Por lei, são previstos 18 membros, sendo seis de entidades da sociedade civil e os demais de órgãos distintos. Porém, essa primeira formação contará com 13 pessoas, visto que somente quatro da sociedade civil foram habilitados e nove órgãos encaminharam suas indicações. São eles:

 _ Elane de Nazaré Magno Ferreira – presidente, representante da Unifap

_ Israelton Soto Zuniga Sobral – vice-presidente, representante da Comunidade Missionária Monte Tabor

_ André Barbosa Picanço – representante da Casa de Apoio “O Peniel”

_ Marinaldo Costa dos Santos – representante do Centro de Recuperação Ministério Missão Mundial

_ Henrique Costa dos Santos – representante da Fazenda da esperança Marco Lívia

_ José Carlos Corrêa de Souza – representante da Sejusp

_ Rômulo Lima Pantoja – representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

_ Sônia Goreti Matos Fernandes – representante da Polícia Militar do Amapá

_ Yzabelle Cristina da Costa Soares Canuto – representante da Delegacia Geral da Polícia Civil

_ Paulo Sérgio Coutinho de Souza – representante da Secretaria de Estado da Educação

_ Eder Geraldo Abreu – representante do Ministério Público

_ Matias Pores Neto – representante do Tribunal de Justiça do Amapá

_ Joryosvaldo Queiroz Oeiras – representante da Assembleia Legislativa do Amapá

 

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá