segunda, 21 de outubro de 2019 - 19:52h - 849
No Amapá, mais de 9 mil crianças foram imunizadas contra o sarampo
Números colocam o estado com cerca de 81% da meta de cobertura vacinal alcançada.
Por: Júlio Miragaia
Foto: SVS
Estado alcançou 81,67% da meta de cobertura vacinal para o público de crianças

Em todo o Amapá, 9.432 crianças foram vacinadas contra o sarampo. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e foram consolidados após o Dia D de Mobilização, ocorrido no sábado, 19.

Com o resultado, o estado alcançou 81,67% da meta de cobertura vacinal para o público de crianças, na idade de seis meses a menores de cinco anos.

De acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Andréa Marvão, o objetivo é que o Amapá alcance 95% de cobertura.

Por município, a cobertura ficou da seguinte forma, por total de crianças vacinadas até o sábado:

Amapá (109); Cutias (107); Calçoene (145); Ferreira Gomes (132); Itaubal (55); Laranjal do Jari (473); Macapá (5.491); Mazagão (119); Oiapoque (277); Pedra Branca (196); Porto Grande (269); Pracuúba (64); Santana (1.028); Serra do Navio (61); Tartarugalzinho (256); e Vitória do Jari (200).

O titular da SVS, Dorinaldo Malafaia, avaliou o resultado positivamente, e reforçou que a campanha continua até o dia 25 para crianças. “É importante, também, alertar que, do dia 18 até 30 de novembro, a campanha será destinada aos adultos jovens, na idade entre 20 e 29 anos. O Dia D para esse público será em 30 de novembro”, lembrou o gestor.

Malafaia destacou a importância da mobilização da sociedade no combate à desinformação sobre a eficácia da vacina. “Infelizmente, um dos fatores responsáveis pelo retorno de doenças, como o sarampo, ao nosso país, é que uma parte da sociedade foi convencida por ‘fake news’ de que a vacina faria mal. Uma inverdade que precisa ser combatida, e é dever dos pais e familiares que imunizemos nossos jovens e crianças, pois, essa é a única forma de prevenir contra o sarampo”, reforçou o superintendente.

Em 2019, o Governo do Amapá garantiu a distribuição de mais de 76 mil doses da vacina tríplice viral aos 16 municípios. A Vigilância em Saúde também promoveu cursos de atualização aos profissionais das salas de vacina. 

Os moradores do bairro Remédios, em Santana, Eliandro Lima, 32 anos, e Adrieli Martins, 29, levaram os dois filhos, João, 2 anos, e Gael, 8 meses, para vacinar. O casal procurou a Policlínica Dr. Alberto Lima, para garantir que seus pequenos recebam a dose da vacina tríplice viral.

“É importante, principalmente, para as crianças. Tenho visto o surto em outros estados, então, precisamos evitar que isso chegue aqui”, disse o pai.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá