Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 21 de maio de 2022 - 21:10h
Saúde indígena: Governo implanta núcleo assistencial em Pedra Branca
Esta é a terceira unidade implementada para atender o público no Amapá. As outras duas ficam em Macapá e Oiapoque.
Por:
Foto: Claudia Cavalcanti/Sesa
A equipe especializada é formada por técnicos em enfermagem e enfermeiros para os atendimentos do público indígena.

O Governo do Amapá inaugurou neste sábado, 21, a sala do Núcleo Estadual de Saúde do Indígena (Nesi), no município de Pedra Branca do Amapari. O Núcleo que fica no prédio da Unidade Mista de Saúde (UMS), é específico para receber os povos indígenas que estejam em atendimento na unidade.

Criado em 2018, o Nesi é formado por maioria dos profissionais indígenas e conta com intérpretes para receber o público. O atendimento é realizado de acordo com as especificidades étnicas das populações indígenas, oferecendo proteção à saúde e assistência social aos pacientes.

Esta já é a terceira unidade do Nesi implementada pelo Governo do Amapá. Em Macapá o Hospital de Emergência (HE), possui uma enfermaria específica para atendimento de pacientes indígenas e em abril deste ano, o governador Waldez Góes inaugurou a segunda sala no Hospital Estadual de Oiapoque (HEO).

“Estamos garantindo o atendimento integral para o paciente indígena, alguns têm muita dificuldade ao adentrar nas unidades por causa do idioma, mas agora estaremos lá para dar o suporte e auxiliar qualquer tipo de atendimento e fazer a mediação entre a equipe e o paciente”, explicou o coordenador do Nesi, Denilson Silva.

A região de Pedra Branca abriga aproximadamente 1.700 indígenas da etnia Waiãpi, que a partir de agora terão os serviços em saúde ampliados com uma equipe especializada do Nesi formada por técnicos em enfermagem e enfermeiros para os atendimentos do público indígena.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Amapá e Norte do Pará, Asurui Waiãpi, comemorou a abertura da sala como uma conquista para os indígenas.

“É um grande sonho que realizamos hoje com a entrega desse ambiente, estamos gratos pelo trabalho em equipe para melhorar o acesso do povo Waiãpi aqui na unidade”, disse.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá