terça, 21 de maio de 2019 - 20:10h - 1399
Integração entre Estado e União vai oferecer mais oportunidade para os jovens do Amapá
À secretária nacional da Juventude, Waldez Góes destacou o Amapá Jovem e a Central do Enem como iniciativas do Estado para fortalecer as políticas públicas.
Por: Andreza Teixeira
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Governador Waldez Góes reforçou o compromisso do Estado com as políticas públicas voltadas para a juventude

O governador Waldez Góes apresentou à secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, o Plano de Ação desenvolvido pelo Estado para fortalecer a juventude amapaense, com destaque para o Programa Amapá Jovem e a Central do Enem. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 21, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, e contou com a presença de estudantes e com apresentações artísticas de jovens assistidos por projetos sociais do governo do Estado.

Jayana cumpre agenda no Amapá em visita articulada pela Secretaria Extraordinárias de Políticas para a Juventude (Sejuv). Além de conhecer as iniciativas amapaenses, a secretária explanou sobre o planejamento do governo federal para a juventude com foco para o Espaço 4.0, um projeto da pasta que irá capacitar jovens de 15 a 29 anos para o mercado de trabalho, dentro de um container com equipamentos de última geração, instalado em comunidades carentes. O Amapá deverá ser atendido pelo projeto.

A secretária explicou que o Brasil possui atualmente 51 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos e que nunca mais o país terá tantos jovens, uma vez que a população começa a envelhecer. Nesse cenário, pontuou a secretária, o objetivo é alcançar esse público com políticas de qualidade. “Temos que aproveitar o potencial da nossa juventude agora. Os governos federal, estadual e municipal devem, juntos, fortalecer os vínculos para que as políticas que já existem e as novas que estão sendo criadas cheguem a quem precisa ser alcançado. Nossa vinda é para nos colocarmos à disposição do governo estadual para que possamos formular políticas em conjunto”, afirmou Jayana.

A Secretaria Nacional da Juventude integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Durante o encontro, Waldez frisou que fortalecer as ações voltadas para esse público é uma das prioridades da gestão. Para tanto, uma das inciativas já implantadas é o Programa Amapá Jovem, cujo objetivo é proporcionar mais oportunidades à população entre 15 e 29 anos, por meio da intensificação de políticas nas áreas de educação, saúde, emprego e outros setores. Até o ano que vem, o programa deve atender 20 mil jovens. Ele também mencionou a Central do Enem, um cursinho gratuito que funciona em quatro municípios e visa preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A juventude deve ser uma prioridade permanente nesse país. Hoje, com a presença da secretária Jayana, nós tivemos a possibilidade de socializar as informações; esse diálogo com o governo federal é importante porque pode trazer ainda mais oportunidades aos nossos jovens. Penso que, ao somar essas iniciativas, temos resultados que beneficiarão, principalmente, a juventude de baixa renda”, registrou Góes.

Representado o Parlamento Juvenil Mercosul, Kerollin Viana, 18 anos, participou do encontro e considera essencial a atenção para os jovens. “É por meio de valorização que a juventude vai transformar a sociedade. Precisamos apenas de oportunidades para nos mostrar presentes”, frisou Viana.

Para o gestor da Sejuv, Pedro Filé, o papel do Estado é pensar em alternativas para oferecer mais oportunidades à juventude. “O Amapá hoje possui políticas públicas concretas e consolidadas garantindo oportunidade aos jovens, mas sabemos que ainda precisamos avançar nesse aspecto”, afirmou o gestor.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá