domingo, 21 de abril de 2019 - 11:30h
Com apoio do Governo do Estado, grupos iniciam mais um Ciclo do Marabaixo
Programação, que iniciou no sábado, 20, e encerra em junho, recebeu fomento de R$ 130 mil do Governo do Amapá como forma de manter viva a tradição secular.
Por: Gabriel Penha
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Esta é a primeira edição do Ciclo do Marabaixo depois do reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan

As caixas rufaram na noite de sábado, 20, dando início ao Ciclo do Marabaixo 2019. O primeiro dia de programação aconteceu nos barracões Berço do Marabaixo, no bairro Santa Rita, Dica Congó, no Centro, além da comunidade de Campina Grande, na região rural de Macapá.

O primeiro marabaixo é o chamado “Marabaixo da Aceitação”, no qual os festeiros aceitam bandeiras para dar início às festividades. Nos barracões, foram servidos o caldo e a tradicional gengibirra, bebida feita à base de gengibre, distribuída aos tocadores, dançadeiras e convidados.

Na Associação Berço do Marabaixo, além dos festeiros, foram recebidos outros grupos convidados para a abertura das festividades. Valdinete Costa, representante do barracão, disse que é mais um ano em que a tradição se mantém com a resistência de seus organizadores.

“Está na nossa veia, está em nosso coração, manter essa bela e rica tradição”, assinala Valdinete, que é neta da saudosa Gertrudes Saturnino, que dá nome ao barracão.

O Ciclo do Marabaixo recebe o apoio do governo do Estado, que mais uma vez cumpre seu papel de apoiar e prestigiar as manifestações culturais amapaenses. Para a edição 2019, foram repassados R$ 130 mil, divididos igualmente entre os grupos realizadores. O secretário Aluizo de Carvalho, da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), prestigiou a noite de abertura nos três barracões e falou da importância do apoio do poder público para que a tradição se mantenha.

“É mais um na que a tradição se mantém e se fortalece. O governador Waldez Góes tem a sensibilidade e determina sempre o apoio às nossas manifestações culturais. Hoje, esse patrimônio cultural do Amapá e do Brasil se perpetua com a participação das novas gerações”, disse Aluizo, que aproveitou para canta alguns “ladrões” (versos) em um dos barracões.

É a primeira edição do Ciclo do Marabaixo depois do reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro do ano passado. A programação prossegue neste domingo, 22, nos grupos Marabaixo do Pavão, no bairro Jesus de Nazaré, e Raimundo Ladislau, no Laguinho.

Marcados pelo culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, os festejos seguem até o chamado Domingo do Senhor, dia 23 de junho.

Créditos:

Márcio Pinheiro e Gabriel Penha