Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 21 de fevereiro de 2020 - 17:11h
Waldez incentiva gestores escolares à liderança e gestão para aprendizagem
Encontro de Gestores Escolares reuniu mais de 300 profissionais da Educação. Eles vão focar no pedagógico para garantir a aprendizagem dos estudantes.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Waldez destaca que o Amapá está dando passos firmes para melhorar a educação.

Gestores escolares, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos de toda a rede estadual concluíram nesta sexta-feira, 21, a formação do Encontro de Gestores Escolares 2020, e têm uma missão: focar no pedagógico para garantir a aprendizagem dos estudantes. A formação aconteceu no auditório do Sebrae, em Macapá.

Este ano, as escolas terão que elaborar ou reelaborar o projeto político pedagógico para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Amapaense (RCA) da educação infantil e ensino fundamental. Os documentos nortearão todo o plano pedagógico das escolas.

O governador Waldez Góes, e a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, estiveram no evento para conversarem com os participantes sobre o que podem fazer para obterem melhores resultados na rede estadual de ensino. Os gestores alertaram que é preciso se apropriar de projetos estratégicos da Educação do Amapá, como Criança Alfabetizada e Escolas do Novo Saber.

Waldez destaca que o Amapá está dando passos firmes para melhorar a educação e que a participação de todos é indispensável nessa transformação social. 

O programa Criança Alfabetizada ajudará os estudantes que estão entrando na educação básica a terem fluência em matemática e língua portuguesa. E as Escolas do Novo Saber (tempo integral) acolherá os estudantes permitindo desenvolver suas habilidades e traçarem seus futuros.

“Com esses programas, a gente evita que o sistema produza pessoas analfabetas e que o estudante saia do ensino médio sem o projeto de vida. Vamos dobrar nosso foco no pedagógico, ser líder com respeito e engajar a comunidade pela educação”, pontuou o governador aos gestores escolares.

Regiane Rocha, diretora adjunta da escola Barão do Rio Branco, disse que o encontro foi muito produtivo e que, realmente, é necessário se apropriar de cada estratégia para que a escola possa oferecer um ensino de qualidade à sua comunidade.

“Percebo que o recurso financeiro e o recurso humano precisam andar juntos, para que o fazer pedagógico se desenvolva na escola. Não adianta ter financeiro e não me capacitar, não me apropriar da BNCC, por exemplo”, considerou a gestora.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, propôs aos gestores que mostrem a todos da comunidade escolar os resultados em suas escolas, para que, assim, possam refletir e pensar em novas práticas pedagógicas.

“Não podemos continuar fazendo as mesmas coisas, porque não dá certo. É preciso dedicar um tempo maior ao pedagógico, inovar, engajar as pessoas e não desistir de nenhum estudante”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá