quinta, 21 de fevereiro de 2019 - 16:35h - 5703
Polícia Militar anuncia plano de segurança para o carnaval em Macapá, Santana e Mazagão
PM atuará em parceria com outros órgãos nos principais eventos carnavalescos que vão ocorrer nos municípios da Região Metropolitana.
Por: Ailton Leite
Foto: Polícia Militar
Em Macapá, policiais serão distribuídos ao longo do percurso do bloco A Banda, que desfila no dia 5 de março

A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) já tem definido o planejamento de atuação durante o período de 1 a 5 de março, quando ocorrem eventos de carnaval em Macapá, Santana e Mazagão. O trabalho ostensivo contará ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Guarda Civil Municipal de Macapá, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Juizado da Infância e Juventude e da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP).

Segundo o chefe da Divisão de Planejamento da Diretoria de Operações (DOP/PM), capitão Iram Andrade, o objetivo é garantir a segurança das pessoas que participarão dos eventos e evitar o cometimento de crimes. “Iremos intensificar a segurança em todos os eventos e também nas rodovias”, frisou o oficial.

Ele explicou que o planejamento foi montado de acordo com o que foi discutido em reuniões com organizadores de eventos como A Banda, tradicional bloco carnavalesco que desfila na capital na terça de carnaval, e do carnaval estilo micareta que acontece no município de Santana, além do evento carnavalesco que será realizado em Mazagão.

Em Macapá, 300 policiais militares, de vários batalhões, irão atuar no percurso do bloco A Banda, que contará ainda com reforço de 170 bombeiros militares, além de guardas civis municipais de Macapá e agentes da CTMac.

“Contaremos ainda com o reforço de três ônibus de videomonitoramento que estarão posicionados em locais estratégicos do percurso da Banda”, destacou o capitão.

Um ônibus ficará posicionado no cruzamento da Rua Leopoldo Machado com a Avenida Feliciano Coelho; outro, no cruzamento da Leopoldo Machado com a Avenida Antônio Coelho de Carvalho; e o terceiro na esquina da Rua Leopoldo Machado com a Avenida Ernestino Borges.

“Todas as imagens captadas serão analisadas, caso haja a suspeita de um crime, serão repassadas para as equipes policiais que farão a abordagem do suspeito”, informou Andrade.

Por determinação do Juizado da Infância e Juventude da capital, não será permitida a presença de menores de sete anos no percurso do Bloco A Banda. Outra recomendação é que, somente veículos de som credenciados pela organização do evento terão permissão para acompanhar os foliões durante o trajeto.

“Informamos ainda que, após a passagem do bloco, não será permitida a permanência de veículos de som automotivo na Rua Leopoldo Machado. O veículo flagrado será abordado e solicitada a sua retirada, caso não cumpra, será guinchado”, acrescentou o capitão.

Santana

No segundo maior município do Estado acontece a tradicional micareta com a participação de vários blocos. O evento, que será realizado entre os dias 1 e 5 de março, terá o contingente de aproximadamente 150 policiais militares, com reforço de outros batalhões da capital.

O chefe da Divisão de Planejamento da DOP informou que, após uma reunião realizada esta semana na Promotoria de Justiça do município de Santana, em que participaram a PM/AP, os organizadores do carnaval de Santana e representantes dos blocos, foi ajustado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que recomenda aos responsáveis pelos blocos que terão atração nacional no dia do evento, um reforço no número de seguranças particulares para o dia do evento.

Mazagão

Para Mazagão, o batalhão responsável pelo policiamento do município receberá reforço de militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) que atuarão em conjunto com a Operação Lei Seca.

Apesar do reforço na segurança dos locais onde haverá eventos carnavalescos, o policiamento que é realizado no dia a dia nos 16 municípios não será afetado.

Recomendações

A Policia Militar orienta às pessoas que pretendem participar dos eventos que evitem levar celulares, joias e bolsas. Que levem valor em dinheiro necessário para o transporte e hidratação e que evitem o consumo de bebida alcoólica.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá