quinta, 20 de maio de 2021 - 13:17h - 2800
Grupo de trabalho do Governo do Amapá apresenta proposta para cooperação técnica com EUA
A necessidade da assinatura do termo surgiu na última reunião virtual, ocorrida entre o governador Waldez Góes e o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Secretários de Estado e representantes de órgãos estaduais, acompanhados do chefe de Gabinete Civil do governo, Marcelo Roza, reuniram-se nesta quarta-feira, 19, no Palácio do Setentrião, para apresentar aos técnicos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil a proposta do Governo do Amapá, que deverá compor o termo de cooperação técnica a ser firmado entre o governo do Amapá e governo americano.

A necessidade da assinatura do termo surgiu na última reunião virtual, ocorrida no dia 20 de abril, entre o governador do Amapá, Waldez Góes e o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, quando Góes manifestou interesse no desenvolvimento de parcerias e de estratégias para solucionar questões climáticas globais, além de fortalecer o cuidado com o meio ambiente, tecnologia, bioeconomia, dentre outros importantes temas.

Na proposta apresentada remotamente pelo Grupo de Trabalho do Amapá, constam quatro eixos temáticos prioritários: Apoio à modernização da infraestrutura tecnológica do Estado do Amapá; Apoio à capacitação e formação de Recursos Humanos do Estado do Amapá; Apoio para o Desenvolvimento da Bioeconomia do Estado do Amapá e Apoio ao Desenvolvimento da língua e cultura inglesa no Estado do Amapá.

O técnico do Consulado Geral da Embaixada dos Estados Unidos em São Paulo,  Andy Vo, elogiou a equipe brasileira pelas propostas apresentadas e deu destaque para o item sobre o planejamento dentro do apoio para o Desenvolvimento da Bioeconomia do Estado do Amapá.

Andy Vo falou, ainda, do compromisso de colaborar com os acordos já existentes entre Amapá e os EUA e também, do interesse em assinar novos acordos com o consórcio da Amazônia Legal, visando contribuir com a preservação do meio ambiente.

O chefe de Gabinete Civil, Marcelo Roza, pontuou que uma das grandes necessidades do Amapá é o mapeamento do desmatamento no Estado e que seria muito importante um acordo neste sentido.

O representante da Embaixada dos EUA ressaltou a disponibilidade e o interesse dos Estados Unidos em contribuir e propôs assinatura de um memorando de entendimento como parte fundamental para iniciar o processo do acordo de cooperação técnica.

“Para nós é uma grande satisfação saber que nossas propostas estão alinhadas com aquilo que os Estados Unidos têm previsto para o setor do Desenvolvimento, especialmente, pelo viés da sustentabilidade. Ficaremos agora, na expectativa de evoluirmos nesse diálogo para consolidarmos novas oportunidades”, ressaltou Marcelo Roza.

Até o final desta semana o Governo do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), vai encaminhar oficialmente a proposta ao Consulado.

Participam do Grupo de Trabalho os órgãos governamentais como Gabinete Civil, Agência Amapá, Setec, Sema, Seed, Amapá Terras e Prodap.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá