terça, 20 de abril de 2021 - 20:47h
Força-tarefa do Governo do Estado avalia impactos na região de Ferreira Gomes após enchente
O município foi afetado por fortes chuvas na última segunda-feira, 19. A Defesa Civil, junto com outros órgãos, estão em um trabalho conjunto para atender a região.
Equipes de órgãos do governo estiveram na cidade nesta terça-feira.

O Governo do Estado do Amapá mobilizou nesta terça-feira, 20, uma força-tarefa para monitorar e avaliar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município de Ferreira Gomes na ultima segunda-feira, 19, quando uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para a região.

A estimativa aponta que as principais áreas atingidas com o alagamento foram o bairro Ameixal e parte do centro da cidade, afetando diretamente 110 casas, que abrigam cerca de 500 pessoas.

Nesta terça equipes da Defesa Civil, estadual e municípal, da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), representante das hidrelétricas que funcionam na região e o prefeito de Ferreira Gomes, Divino, fizeram o levantamentos dos prejuízos causados pelo sinistro e discutiram a elaboração do plano de atendimento às famílias em caso de possíveis alagamentos, diante da previsão de mais cheias.

“A força da natureza afetou muitos moradores, mas graças a Deus a água já escoou sem maiores danos. Com o apoio das equipes de governo vamos encaminhar um relatório solicitando medidas preventivas junto ao governo federal”, informou o prefeito.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, o tenente-coronel Wagner Coelho, informou que está sendo elaborado um relatório de possíveis necessidades essenciais que vai subsidiar a prefeitura à solicitar recurso de prevenção de sinistro, junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional. A Sims também avaliou as situações de vulnerabilidades sociais causadas pela cheia.

“Foi constatado que as necessidades das famílias atingidas estão sendo supridas de acordo com a capacidade de atendimento do município, não havendo necessidade de intervenção da assistência social do Estado até o momento”, concluiu Albanize Colares, secretária de Inclusão e Mobilização Social.