Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de fevereiro de 2019 - 12:32h
Concurso público da Defenap entra na etapa documental e de exame médico
Etapa já representa o ingresso dos classificados no primeiro concurso público da história da Defenap, antes da posse; depois, vem o Curso de Formação.
Por:
Foto: Maksuel Martins/Secom
Os candidatos devem procurar a Secretaria de Estado da Administração, localizada na avenida Fab, no Centro da capital

Esta quarta-feira, 20, é o dia da etapa documental para os 40 candidatos que passaram nas provas objetiva, prática, oral e de títulos do primeiro concurso para defensor público do Estado do Amapá. A entrega dos documentos foi dividida em dois horários, sendo uma turma pela manhã até as 11h e, a segunda, à tarde, até as 17h. Os candidatos devem procurar a Secretaria de Estado da Administração (Sead), localizada na avenida Fab, no Centro da capital.

O edital de convocação dos candidatos está disponível no site da Sead e foi autorizado pelo governador Waldez Góes em janeiro deste ano. Essa etapa já representa o ingresso dos candidatos na carreira de profissionais da Defensoria Pública do Amapá (Defenap), antes da posse.

Segundo a gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal da Sead, Ilana Vilhena, os documentos exigidos dos candidatos serão avaliados pela comissão do concurso para a devida aprovação. Em caso de reprovação, caberá recurso ao candidato que terá dois dias para apresentá-lo. “Caso algum candidato não compareça, ele tem até o dia da posse para apresentar”, ressaltou a gerente.

Na quinta e sexta-feira (21 e 22), ocorrerá o exame médico. Os candidatos deverão apresentar-se na Junta Médica do Estado localizada na Rua Leopoldo Machado, em Macapá. Depois disso, vem a posse e o Curso de Formação que será coordenado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com duração de 15 dias. Os novos concursados serão distribuídos nos 16 municípios de acordo com a demanda da Defensoria Pública do Amapá.

Aprovada nas quatro primeiras fases do concurso, a gaúcha Julia Pereira definiu esta etapa como um momento importante para a vida dela.

“É muito especial poder participar de um momento histórico como este de fazer parte da primeira turma de concursados da Defenap”, comentou a candidata, acrescentando que irá desempenhar o trabalho com dedicação, depois que passar pelo Curso de Formação.

O concurso

Em 39 anos de história, é a primeira vez que o quadro efetivo da Defenap contará com servidores de carreira. Desta forma, o órgão se iguala às demais defensorias públicas estaduais do país.  Com a contratação dos novos defensores, o órgão ganha maior autonomia para continuar prestando um serviço fundamental à população, que é a assistência jurídica às pessoas que não têm condições de pagar por um serviço particular de advocacia.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá