quarta, 20 de janeiro de 2021 - 19:40h - 2384
Profissionais do Centro Covid HU são imunizados contra o novo coronavírus
Ao todo 1.055 profissionais da saúde, entre assistência e serviços terceirizados de limpeza, maqueiros, nutrição e outros receberão a primeira dose da CoronaVac até sábado, 23.
Por: Janine Cruz
Foto: José Baía
Ao todo 1.055 profissionais da saúde receberão a primeira dose da CoronaVac até sábado, 23.

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 20, a vacinação dos profissionais do Centro Covid HU – montado no prédio do Hospital Universitário, em Macapá. Ao todo 1.055 profissionais da saúde, entre assistência e serviços terceirizados de limpeza, maqueiros, nutrição e outros receberão a primeira dose da CoronaVac até sábado, 23.

Assim como em todo território nacional, nesta primeira fase da campanha de vacinação do Amapá, que iniciou na terça, 19, além de idosos institucionalizados, a prioridade são os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

A expectativa da vacina era visível em cada olhar e sentimento dos profissionais que aguardavam o início da vacinação. Mônica Maciel, farmacêutica do Centro Covid HU, foi uma das primeiras a se vacinar. Bastante emocionada, falou sobre receber a primeira dose do imunizante no dia dedicado a sua classe.

"O sentimento que fica com a vacina, é de vida. Saber que não só eu, mas muitos profissionais que aqui estão, não podem abraçar seus pais, nem ficar próximo a seus filhos, terão um pouco mais de tranquilidade, pois, agora, isso vai mudar. E ser um profissional farmacêutico, e estar aqui hoje, no dia dos farmacêuticos, representando a minha classe, é muito gratificante", declarou Mônica.

Os profissionais das terceirizadas que contribuem de forma essencial para o andamento da rotina hospitalar em funções como maqueiros, recepção, limpeza, entre ouros, também começaram a ser imunizados. O primeiro foi o maqueiro Jonas Monteiro, de 52 anos. Antes da pandemia, vivia da música e encontrou na vaga da empresa terceirizada a possibilidade de sobreviver, neste período.

"Tive a felicidade de ser contratado para prestar serviço terceirizado, foi de onde tirei o meu sustento e de minha família. Sempre com muita fé em Deus e me cuidando, com todas as recomendações e EPIs, não peguei covid-19. Poder ser vacinado me traz o sentimento de esperança e de vitória, por tudo que vivemos até aqui", falou Jonas Monteiro.  

O secretário de Saúde Juan Mendes, que é enfermeiro intensivista e vacinou os três primeiros profissionais, aproveitou a oportunidade para agradecer a cada profissional que se dedicaram no dia a dia para fazer um trabalho de excelência, que é salvar vidas.

"Confesso para vocês que minha vontade é de estar aqui dividindo essa carga de trabalho com vocês, como enfermeiro intensivista. Esse momento marca um ponto importantíssimo nessa consolidação da nossa vitória contra esse vírus. Mas não podemos esquecer nosso papel importante de replicar e reforçar as medidas de prevenção - uso da máscara e higiene das mãos - que são armas importantes contra o novo coronavírus, pois a vacina ainda não alcançou a todos. Mais uma vez a palavra hoje é de gratidão pela dedicação de cada um", finalizou o secretário.

O Centro Covid HU teve e tem papel fundamental na assistência prestada aos doentes com agravamento da covid-19 no Amapá. Voltado para o atendimento clínico e de suporte avançado, a unidade ainda é referência no atendimento a pacientes pediátricos e indígenas que desenvolvem complicações do novo coronavírus.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá