quinta, 19 de setembro de 2019 - 15:11h - 987
Simulação de acidente abre Semana Nacional de Trânsito no Amapá
Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito, programação vai até 29 de setembro com foco na conscientização de estudantes.
Por: Ailton Leite
Foto: Ailton Leite/Secom
Simulação ocorreu no município de Santana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) e a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (Sttrans) abriram oficialmente nesta quinta-feira, 19, a programação da Semana Nacional de Trânsito. A abertura aconteceu no município de Santana, com uma blitz educativa e a simulação de um acidente de trânsito, e contou com a participação de alunos da Escola Estadual São Bento.

Em todo o país, as atividades iniciaram na quarta-feira, 18, e seguem até 25 de setembro. Porém, no Amapá, a programação será estendida até o dia 29, quando será realizada a II Corrida da Lei Seca.

A gerente do Núcleo de Educação do Detran, Ana Quadros, pelo Código Nacional de Transito (CTB), destacou que começar a programação por Santana, que integra a Região Metropolitana de Macapá, teve como objetivo realizar pela primeira vez, a simulação de um acidente no município, buscando alertar e conscientizar os condutores para um trânsito mais seguro.

“O objetivo é justamente esse, que as pessoas que passam e observam esta simulação possam perceber qual é a responsabilidade delas no trânsito, como pedestre, como ciclista, como condutor de veículo. Falar de um acidente é fácil, mas quando você presencia um, passa a se colocar no lugar da outra pessoa, e com isso, refletir sobre as suas responsabilidades”, pontuou a gerente.

O Detran/AP mantém um projeto de educação no trânsito com alunos da Escola Estadual São Bento. Para a professora Elenice Uchôa, que coordena o projeto, a iniciativa partiu visando conscientizar os alunos sobre os perigos no trânsito. Segundo ela, o município de Santana passa por um processo de mudanças em algumas vias em função do plano de mobilidade urbana executado pelo Governo do Amapá.

“Isso veio para melhorar e dar mais segurança. Porém vimos a necessidade de se trabalhar com os nossos alunos essas mudanças, e o Detran tem nos ajudado com palestras educativas. Nossos alunos levam esses conhecimentos para casa e disseminam isso para seus familiares”, frisou a professora.

Aluna do 5º ano, Ana Clara dos Santos, 11 anos, participou da blitz educativa. Ela relatou que repassa para as pessoas tudo o que aprende no projeto. “Aprendemos, por exemplo, como usar as ciclovias, atravessar as ruas pela faixa de pedestres e a importância de usar o cinto de segurança e não beber se for dirigir”, compartilhou a estudante.

A programação da Semana Nacional de Trânsito no Amapá terá blitzes educativas em frente às instituições de ensino e palestras em escolas e faculdades.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Ailton Leite/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá