sexta, 19 de junho de 2020 - 20:52h
Em 15 dias, Governo do Estado ativa 52 leitos para pacientes no Centro Covid HU
Em encontro com profissionais de saúde do novo espaço, Waldez avaliou funcionamento do local e definiu novas ações.
Foto: Márcio Pinheiro/Governo do Estado
Governador, Waldez Góes, reuniu-se com gestores do Centro Covid HU e secretários de Estado.

A avaliação dos primeiros 15 dias de atendimento do Centro Covid HU, montado no Hospital Universitário, foi tema de um encontro conduzido pelo governador Waldez Góes com a equipe técnica de profissionais de saúde do novo espaço e gestores do governo.

A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 19, no Palácio do Setentrião e também tratou sobre atualização de dados e o cumprimento do plano de ação, como a ativação gradual de leitos no Centro Covid HU – atualmente, 52 leitos estão ativos.

O governador frisou que, nos últimos dias, o Estado adquiriu um aparelho de raio-x com tecnologia de ponta para o espaço. O equipamento já está em uso e, por se deslocar até os pacientes, trouxe mais praticidade.

“Faz 15 dias de abertura do Centro Covid HU, uma unidade que representa o avanço na rede de assistência à Saúde. É mais um local de retaguarda ao tratamento dos pacientes. Nesse encontro, avaliamos equipamentos, pessoal, medicação e parte da alimentação”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Raio-x com tecnologia de ponta vai auxiliar o tratamento de pacientes do Centro Covid HU

Para garantir o funcionamento da nova unidade, o governo estadual também executou a instalação dos sistemas de energia elétrica, água e gases medicinais, limpeza, equipamentos de informática, materiais hospitalares, entre outros serviços. Além disso, contratou parte da equipe de profissionais de saúde que irá atuar na unidade.

LEIA TAMBÉM: Governo instala geradores e sistemas de água e gases no para abrir novo centro covid no HU

O governador ressaltou, também, a geração de mais de 300 novos empregos diretos com a instalação da mais nova unidade para tratamento de pessoas com covid-19. São profissionais da saúde, assistência social, limpeza e segurança. Além do Centro Covid HU, O Amapá possui outros cinco espaços voltados para o tratamento de pacientes com covid-19.

Centro Covid HU

Atualmente, o espaço já ativou 25 leitos clínicos, 15 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 8 na pediatria e 4 leitos para população indígena - o que representa quase 50% da capacidade total de serviço.

“Agora, vamos trabalhar na ampliação de leitos, de forma gradual, e também focar no atendimento da comunidade do interior, além da oferta de novos serviços”, destacou o diretor-geral do Centro Covid HU, Aljerry Dias.

O centro, que funciona no prédio do Hospital Universitário, é resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Participaram da reunião os secretários, titular e adjunta, da Secretaria da Saúde (Sesa), Juan Mendes e Leila da Silva, o titular da Secretaria de Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, o controlador-geral do Estado, Joel Rodrigues, o procurador-geral, Nelson galeno, e a titular da Secretaria de Administração (Sead), Suelem Furtado.