quarta, 18 de outubro de 2017 - 13:57h - 1225
Dia D contra o câncer de mama na FCria é marcado por palestras de saúde e motivacionais
Objetivo foi sensibilizar para exames preventivos e melhorar a autoestima das mulheres.
Por: Fabiola Gomes
Foto: Renato Rodrigues da Silva- Fcria
Mais de 100 servidores da instituição participaram de duas palestras.

O projeto Outubro Rosa teve seu dia D de combate ao câncer de mama nas instituições que compõem o Governo do Amapá nesta quarta-feira, 18. Neste sentido, os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (FCria) promoveram uma programação especial para marcar a data. O objetivo foi sensibilizar para a realização dos exames preventivos e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce da doença, com ênfase para o autoexame e as mulheres reencontrarem sua autoestima após o diagnóstico do câncer.  

Mais de 100 servidores da instituição participaram de duas palestras, uma preventiva e outra de motivação. A consultora de políticas para mulheres e palestrante Nilma Fernandes falou sobre o autoexame e mamografia anual das mamas, dois grandes aliados na prevenção contra este câncer.    

Além disso, outro assunto exposto foi a importância de se fazer o exame de colo do útero. Ela explicou que o exame conhecido como Papanicolau é indolor e eficaz. Ele consiste na coleta de material para exame de três locais: da parte externa do colo, da parte interna do colo e do fundo do saco posterior da vagina.

“Escolhemos este tema devido ao alto índice no número de registros de câncer no útero. Se as mulheres fizerem este exame a cada 2 e 3 anos, conseguimos rastrear outras doenças”, afirmou a consultora.

A segunda palestra, ministrada pela componente da instituição não-governamental “Chá de Mulheres Determinadas”, Silvia Soares, foi motivacional, direcionado para as mulheres que enfrentam ou enfrentaram algum tipo de problema tanto de saúde, quanto problemas pessoais. “As mulheres enfrentam muitas vezes o cansaço, desanimo, baixa autoestima, problemas de saúde e tantos outros. Entramos falando de sua importância para os filhos, maridos, boa rotina da casa e no trabalho. Enfrentar estes tipos de obstáculos diários, são para pessoas verdadeiramente vencedoras”, afirmou

A diretora da Fcria, Natália Façanha, destacou que a programação foi destinada a todos os servidores. “Foi um momento de aprendizagem e reflexão. Os homens também estiveram presentes pois terão a oportunidade de apoiar e repassar as informações adquiridas as suas esposas, mães e filhas”, disse a diretora.

Ao final das atividades, os servidores participaram de um sorteio de brindes.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá