quarta, 18 de setembro de 2019 - 16:30h - 1121
Projeto capacita mulheres na produção de peças artesanais
Mais de 300 pessoas participam de 20 qualificações. Projeto é uma parceria do governo do Estado com a Assembleia Legislativa do Amapá.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Mariane Souza vai usar as técnicas aprendidas no curso de customização de camisas para diversificar seus produtos

Mariane Souza, 27 anos, trabalha com a venda de roupas. Ela é uma das mais de 300 pessoas que participam dos cursos do Projeto “Capacitar para Transformar” e vê a qualificação como uma oportunidade de diversificar seus produtos. “Estou participando do curso de customização de camisas. E a gente aprendeu a customizar a imagens nas camisas. É uma técnica simples, mas que precisa de atenção e dedicação. O que chama a atenção é que o material usado é bem acessível e pode gerar um bom lucro com as vendas”, analisa a autônoma.

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e a Frente Parlamentar de Incentivo à Capacitação, Primeiro Emprego e Economia Solidária, da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). São 20 oficinas que ensinam as técnicas para produção de peças e objetos artesanais religiosos, bolsas, decopagem em vidro e MDF, biscoito, crochê e outros artigos.

Para a viúva Leurimar de Aguiar Pontes, 61 anos, o curso representa uma terapia e um meio de reforçar o orçamento. “É a primeira vez que participo deste tipo de qualificação. Estou feliz, pois agora uso o meu tempo que tenho para aprender um ofício e, quem sabe, sonhar em ganhar uma renda extra”, avaliou.

Os cursos do Projeto Capacitar para Transformar começaram no dia 9 de setembro e encerram nesta sexta-feira, 20. Eles são aplicados por técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e ocorrem na Casa do Trabalhador, em Macapá. A Alap, através frente parlamentar, deu o material usado nas capacitações.

As alunas aprendem as técnicas de produção de pote em vidro decorado, pintura em guardanapo, decopagem em vidro, biscoito amanteigado, crochê com fios de malha, artigos PET, decopagem em MDF, bolsas com reaproveitamento de caixas de leite, artigos religiosos, customização de camisas, etc.

A solenidade de encerramento ocorrerá no dia 24 deste mês, no Teatro das Bacabeiras. No mesmo dia, das 17h às 21h, ocorrerá uma Feira de Artesanato e Empreendedorismo, em frente ao teatro, com exposição e comercialização de artesanato, trabalhos manuais, comidas e programação cultural. O objetivo é dar oportunidade de expor e comercializar os materiais produzidos pelos integrantes dos cursos.

“Através da parceria entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, está sendo possível capacitar mais de 300 pessoas por meio de cursos rápidos. A ideia é contribuir para autonomia financeira de uma parcela da população em situação de desemprego ou desocupação, buscando-se, ainda, o incentivo ao empreendedorismo, por meio da capacitação”, comentou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcella Chesca.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Ascom/Sete

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá