terça, 18 de junho de 2019 - 15:23h - 1555
Cerpis oferta mais três serviços que previnem doenças emocionais como a depressão
Novas práticas integrativas são voltados ao equilíbrio da mente e corpo; objetivo é oferecer acesso gratuito a métodos terapêuticos e de comprovação cientifica.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja/Sesa
Acupuntura bioenergética, meditação e hipnoterapia estão sendo ofertadas há duas semanas com boa adesão

O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Estado do Amapá (Cerpis) implementou três novos serviços: acupuntura bioenergética, meditação e hipnoterapia. As práticas são caracterizadas pelo uso de métodos que visam à eliminação de dores emocionais proporcionando ao paciente um equilíbrio da mente e do corpo. O objetivo é de oferecer à população acesso gratuito a métodos terapêuticos e de comprovação cientifica.

Os serviços foram implementados há cerca de duas semanas e estão tendo boa adesão. Para a aposentada Estelita Guedes, as novas práticas proporcionam um estado de tranquilidade e relaxamento. “Já fazia outros tipos de tratamentos aqui e, assim como os demais, esses são muito bons. Tira o estresse e até minha dor nos ombros pararam mais”, comentou a idosa.

Com a implementação dos novos serviços, o Cerpis ampliou a oferta de atendimento e passou a contar com o total de 41 especialidades dentro das práticas integrativas de saúde. Durante o mês de maio deste ano, a busca por essas especialidades resultou em 9.392 atendimentos - 1.278 a mais do que foi contabilizado no mesmo período do ano passado.

Para o diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro, os números representam a mudança de hábito de grande parte da população que, aos poucos, está usando menos a medicina alopática, que trata a doença com o uso de medicamentos.

“Trabalhar doenças emocionais, acolher o paciente e cuidar dele com amor, é prevenir doenças graves como a depressão e, até mesmo, o suicídio. Então nós estamos muito felizes em poder ampliar essas práticas que também contribuem para reduzir internações nos hospitais, já que também são de caráter preventivo”, explica Monteiro.

Acupuntura bioenergética

A acupuntura bioenergética é uma metodologia que utiliza conceitos milenares da medicina tradicional chinesa, associados e interpretados pelas recentes descobertas da biofísica sobre os campos energéticos e os conceitos vibracionais. A técnica é feita com a utilização de agulhas em pontos específicos do corpo, especialmente, no crânio sacral.

Meditação

A meditação é caracterizada pelo encontro do paciente com o seu interior, aliviando a mente e proporcionando calma, tranquilidade, leveza e paz. A prática de meditar resulta em grandes benefícios para a saúde do corpo e da mente. A metodologia está sendo feita de forma individual e, em grupo, por uma psicoterapeuta.

Hipnoterapia

A hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica. A terapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá