Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 18 de março de 2023 - 22:16h
Imprensa Oficial do Amapá completa 78 anos de criação
Setor é responsável pela publicação do Diário Oficial, que documenta os atos da administração pública e é um verdadeiro registro da história amapaense através dos tempos.
Por: Da Redação .Colaboradores: Adryany Magalhães
Foto: Arquivo Sead
Diário Oficial passou por mudanças através dos tempos e, hoje, é digital

Neste domingo, 19, a Imprensa Oficial do Amapá completa 78 anos. Desde 1945, o setor é responsável por publicar o Diário Oficial do Estado, um verdadeiro registro da história amapaense através dos tempos. Em suas páginas, estão publicações que mudam a vida das pessoas, como leis, editais de concursos públicos, nomeações, decretos e outros atos da administração pública.

Desde que foi criado, o Diário Oficial passou por mudanças conforme os avanços tecnológicos, até chegar à sua completa digitalização, tornando-se mais moderno, acessível e seguro por estar preservado em um ambiente virtual.

O último diário impresso foi publicado em 17 de junho de 2016, até então, a média de tiragem era de 500 exemplares diários. A partir daí, as publicações passaram a ser feitas do Portal da Imprensa Oficial e no site da Secretaria de Estado de Administração (Sead). Em 2018, Governo do Amapá iniciou a digitalização dos exemplares impressos, possibilitando a preservação do acervo no mundo virtual.

No arquivo da Imprensa Oficial, é possível encontrar documentos históricos, como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, na publicação do Jornal Amapá, de 19 de março de 1945. As documentações contam a história do Amapá, desde que era um território federal, até sua mudança para estado da federação, 1988.

O fim da edição impressa poupou gastos com papel e manutenção de maquinário, além dos custos para distribuição. Hoje, esse maquinário está guardado e existe um projeto para se criar um museu que irá mostrar a história da Imprensa Oficial no Amapá.

A história documentada

Há décadas trabalhando na Imprensa Oficial, o servidor Raimundo Nazaré Tavares, conta que, antes das versões digitais, a produção era muito mais trabalhosa e que os avanços em tecnologia otimizaram as tarefas do setor.

“Eu conheço cada parte desse arquivo. As pessoas chegam aqui e pedem alguma informação: eu já sei exatamente onde procurar”, contou.

Para o gerente do Núcleo de Imprensa Oficial, Caio de Jesus, as mudanças através das décadas possibilitam observar que cada transformação tecnológica representou uma revolução na prestação dos serviços, sempre buscando evoluções para entregar à sociedade, diários cada vez mais acessíveis e em formatos seguros.

“Hoje, quem possui um Diário Oficial não se preocupa com o tempo de vida do papel, visto que estão todos digitalizados. São conquistas a serem celebradas e que nos dão ânimo pra buscar cada vez mais progressos no serviço que prestamos”, pontou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá