Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 18 de fevereiro de 2018 - 13:40h
TAF elimina 20 candidatos no primeiro dia de prova do concurso da PM
Dos 150 convocados na primeira turma, 15 não compareceram e cinco foram eliminados nos exercícios físicos.
Por:
Foto: José Baía
450 candidatos classificados no concurso público foram convocados para o Teste de Aptidão Física

No primeiro dia de realização do Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF), do concurso púbico para soldado da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), neste domingo, 18, vinte candidatos foram eliminados, sendo quinze faltosos e cinco considerados inaptos, reprovados nas modalidades corrida e abdominal.

Foram convocados para o Exame de Condicionamento Físico 450 candidatos divididos em três turmas de 150, onde cada turma realizará os testes durante três dias, no total de seis exercícios, sendo dois a cada dia. Essa é a terceira fase do processo seletivo, que será realizada até o dia 26 de fevereiro.

Para o tenente coronel da PM/AP, Aldinei Almeida, membro da comissão do TAF, as possíveis razões para a eliminação nas provas podem ser atribuídas a preparo físico inadequado e execução incorreta dos exercícios.

“Alguns candidatos se queixaram de lesões, talvez por falta de acompanhamento de um profissional qualificado e o treinamento adequado. Outros não atentaram para o protocolo técnico de execução de exercício previsto no edital. Outro fator é a tensão, apesar de não ser determinante no aspecto psicológico e emocional”, avaliou o militar.

No segundo dia de prova da primeira turma 130 seguem disputando uma vaga na carreira militar. Os exames definidos no edital para os concorrentes masculinos no segundo dia são: flexão em barra fixa com cinco repetições e corrida em 50 metros, com tempo de 8 segundos. No feminino os exercícios definidos são isometria em barra fixa com duração de 9 segundos e corrida de 50 metros em 9 segundos.

O Exame de Aptidão Física constitui-se na realização de um conjunto de testes, com cargas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação, capacidade aeróbica e anaeróbica, permitindo classificar o estado físico no momento da execução dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidade o que lhe é exigido, obtendo os índices previstos nas respectivas tabelas para o masculino e feminino.

A fase subsequente será a avaliação psicológica. Os candidatos aptos nas três primeiras etapas serão convocados. Essa etapa tem caráter somente eliminatório e será realizada em local e data a serem divulgados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá