terça, 18 de fevereiro de 2020 - 18:35h
Carnaval 2020: empreendedores aprendem sobre boas práticas e marketing
Capacitação teve objetivo de valorizar o trabalhador com a oferta de estratégias para atendimento ao público, inclusive estrangeiro.
Foto: José Baia/Secom
Cerca de 60 empreendedores participaram da capacitação, em Macapá.

Empreendedores que vão comercializar alimentos e bebidas durante o desfile das escolas de samba no Amapá participaram de uma capacitação nesta terça-feira, 18, sobre boas práticas e marketing.

A capacitação reuniu 60 trabalhadores na sede do Bloco A Banda, localizado no bairro Laguinho, zona central da capital. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá.

Com o tema “Boas Práticas e Marketing do Empreendedor”, as palestras foram ministradas por representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) e prefeitura.

Para a empreendedora do ramo de comidas típicas, Sâmia Shibayama, o aprendizado adquirido no evento vai ajudar bastante na hora das vendas. Ela destaca que o conteúdo da capacitação será importante para a melhoria na oferta dos serviços.

“Todo tipo de informação é válido, por isso estamos sempre buscando o melhor para que possamos levar isso aos clientes. Com essas informações, os empreendedores estão preparados para vender com mais eficiência”, disse.

De acordo com o balanço da Setur, a última edição dos desfiles das escolas de samba, em 2015, atraiu mais de 12 mil turistas franceses. Com o retorno da programação, os trabalhadores esperam ter boas vendas.

O diretor de planejamento da Setur, Sandro Figueiredo, palestrou a respeito do tratamento com estrangeiros. Além de palestrante, ele também é guia turístico. Então sobre esse assunto, Figueiredo detalhou estratégias voltadas para esse público.

“Os turistas franceses sempre vêm ao Amapá para o Carnaval e isso faz com que haja uma forte movimentação econômica com euro em Macapá. Para conseguir lucrar, o empreendedor deve apresentar o produto com o diferencial”, disse.

O secretário-adjunto da Sete, Ezequias Costa, explica que o governo tem incentivado a geração de renda extra para os trabalhadores e fomentar a economia local através da programação do Carnaval 2020.

“Foi dado todo o apoio estrutural e a equipe da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo está compondo a Central do Carnaval com pesquisas e balanços relacionados a geração de renda e de empregos”, enfatizou Costa.

Créditos:

José Baia/Secom