terça, 17 de dezembro de 2019 - 19:07h - 4717
‘Quero escrever uma nova história’, afirma socioeducando em Cantata Natalina no Cesein
Jovens tiveram reencontro com a família e puderam mostrar novas habilidades.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Maksuel Martins
Segundo a mãe do adolescente, a presença dela é fundamental para o processo de ressocialização do filho.

Promover o amor, resgate dos laços familiares e apresentar novas habilidades. Esses foram os principais objetivos da Cantata Natalina que ocorreu na terça-feira,17, no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein), administrado pela Fundação da Criança e Adolescente (Fcria).

Além do coral do projeto “O som que liberta”, os socioeducandos ainda apresentaram encenações teatrais e protótipos produzidos durante as atividades ocupacionais do projeto de robótica, conduzido pela secretaria de Educação (Seed).

Um dos adolescentes, que está no centro desde os dezesseis anos, teve um reencontro emocionante com a mãe e fez uma promessa.  “Quando sair daqui, quero escrever uma nova história de vida.  A primeira coisa que vou fazer e reencontrar meu filho e depois abrir uma barbearia”, afirma o adolescente, que ainda terá que esperar dois anos para cumprir a medida socioeducativa.

Segundo a mãe do adolescente, a presença dela é fundamental para o processo de ressocialização do filho, e momentos como o natal favorecem esse processo. “Ele tem consciência que o que ele fez para estar aqui não foi certo. Mas também sabe que neste ambiente existem pessoas que acreditam na reconstrução da sua conduta e, principalmente, que pode contar com uma mãe que nunca desistirá dele”, afirma ela emocionada.

Neste mês de dezembro, todas as unidades socioeducativas como o Centro de Internação Feminina (CIFEM), o Centro de Internação Provisória (CIP) e a Casa de Semiliberdade, realizam atividades natalinas com os socioeducandos. As programações incluem apresentações de teatro, música, exposição de objetos natalinos produzidos durante oficinas e a participação de familiares.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá